Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8191
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 19-Aug-2015 |
metadata.dc.creator: | MONTEIRO, Samara de Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de |
Title: | A formação do leitor literário através do livro “Pequenas Descobertas do Mundo” de Clarice Lispector |
metadata.dc.description.sponsorship: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citation: | MONTEIRO, Samara de Oliveira. A formação do leitor literário através do livro “Pequenas Descobertas do Mundo” de Clarice Lispector. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho se originou da decisão de trabalhar o letramento literário dentro da aula de Língua Portuguesa em uma turma de 25 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual de Ensino Fundamental e Médio no município de Castanhal, cidade localizada a aproximadamente 73 km de Belém. O trabalho que se desenvolveu ao longo de um mês (sete aulas de duas horas cada), buscou proporcionar o contato inicial com o texto literário através da leitura de quatro textos do livro Pequenas descobertas do mundo da escritora Clarice Lispector: Tortura e glória, Restos do carnaval, O primeiro beijo e Banhos de mar. As atividades foram fundamentadas de acordo com a sequência didática básica proposta por COSSON (2006) e com as estratégias de leitura propostas por GIROTTO & SOUZA (2011), que priorizam o caráter comunicativo do texto literário e a explicitação das habilidades utilizadas pelos professores, leitores mais experientes, para os seus alunos, viabilizando assim, o entendimento dos mecanismos colocados em ação no momento da leitura de um texto literário. A leitura integral dos textos em sala de aula, com pausas para explicitação de estratégias de leitura usadas e comentários sobre cada texto foi acompanhada da leitura de outros textos de diversos autores, assim como a escuta de músicas, a apresentação de vídeos e imagens. Acreditamos que a realização deste trabalho se deu de forma positiva e satisfatória porque favoreceu o contato dos alunos com uma das principais escritoras brasileiras e promoveu momentos bastante proveitosos de diálogo entre a turma e a professora sobre os textos lidos e serviu para abrir o caminho para os alunos continuarem a buscar nos textos literários momentos de fruição e aprendizagem. |
Abstract: | This work emerged from the decision to work with literary literacy within a class of 25 students in the 9th grade of primary education in a state school of primary and secondary education in Castanhal, a city located approximately 73 km from Belém. The work has developed for over a month (seven classes of two hours each), and has sought to reveal the initial contact with the literary text, by reading four texts from the book Pequenas descobertas do mundo, from the writer Clarice Lispector: Tortura e glória, Restos do carnaval, O primeiro beijo e Banhos de mar. The activities were grounded in accordance with the basic didactic sequence proposed by COSSON (2006) and the reading strategies proposed by GIROTTO & SOUZA (2011), that emphasize the communicative characteristics of the literary text and the explanation of the skills used by teachers, more experienced readers, to their students, thus enabling the understanding of the mechanisms that are put into action, at the time of reading a literary text. The reading of the full texts in the classroom, with pauses for clarification of used reading strategies, along with comments on each text, was accompanied by the reading of other texts from other authors, as well as listening to music, and presenting of videos and images. We believe that this work happened in a positive and satisfactory way, because provided the contact between students with one of the most important Brazilian writers, promoted useful moments of dialogue between the class and the teacher about the texts, paving the way for students to continue on the search for moments where literary texts provide enjoyment and learning. |
Keywords: | Língua portuguesa Letramento literário Leitura Ensino fundamental Textos literários Lispector, Clarice, 1925 -1977 Pequenas descobertas do mundo - Clarice Lispector Castanhal - PA Pará - Estado |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras e Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_FormacaoLeitorLiterario.pdf | 7,81 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License