Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8301
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 20-Jan-2017 |
Autor(es): | ELIANE SOBRINHO, Maria |
Primeiro(a) Orientador(a): | RIBEIRO FILHO, Manoel |
Título: | Game Serra Pelada: projeto, implementação e avaliação de um jogo educativo para o ensino de geometria para alunos do 9° ano do ensino fundamental |
Citar como: | ELIANE SOBRINHO, Maria. Game Serra Pelada: projeto, implementação e avaliação de um jogo educativo para o ensino de geometria para alunos do 9° ano do ensino fundamental. Orientador: Manoel Ribeiro Filho. 2017. 61 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica.) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: V. Acesso em:. |
Resumo: | Este trabalho apresenta o projeto, implementação e avaliação de um jogo de plataforma educativo, que utiliza os conceitos de geometria da Matriz de Referência de Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental com o tema I Espaço e Forma. Tendo como cenário do jogo o garimpo de Serra Pelada, onde o personagem principal é um garimpeiro que luta com garimpeiros inimigos que tentarão impedi-lo de conseguir completar seus objetivos. O jogo Serra Pelada ao mesmo tempo em que ensina conceitos geométricos é divertido, o que o distingue comparado com a maioria dos jogos educativos de Matemática que carecem de ludicidade. Para verificar a aplicabilidade do jogo como ferramenta auxiliar no ensino de matemática, foram realizados os testes com alunos do 9° ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Marabá-Pa. O jogo foi bem aceito pelos estudantes e a avaliação comprovou que o software pode ser utilizado como ferramenta para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da geometria. |
Abstract: | This article presents the project, implementation and evaluation of an educational game platform, whose user the geometry concepts the Math Reference Matrix 9th grade elementary school with the subject I space and form. Having as the game scenario is the mining of Serra Pelada, in the main character plot is a prospector who struggle with prospectors enemies who will try to stop you from achieving complete your goals. The game while teaching geometric concepts is fun, what distinguishes compared with the vast majority of educational mathematics games that lack of playfulness. To verify the applicability of the game as an auxiliary tool in mathematics teaching, tests were performed with students from 9th grade of elementary school in a public school in the city of Maraba-Pa. The game was well received by students and evaluation proved that the software can be used as a tool to assist in the teaching and learning geometry. |
Palavras-chave: | Jogos no ensino de matemática Estratégias de aprendizagem Geometria Ensino e aprendizagem Ensino da matemática Avaliação de jogos educativos Educational games Teaching end learning Mathematics teaching |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Engenharia Elétrica (Mestrado) - PPGEE/ITEC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_GameSerraPelada.pdf | 2,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons