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dc.creatorTEIXEIRA, Rangel Filho-
dc.date.accessioned2017-05-04T13:09:29Z-
dc.date.available2017-05-04T13:09:29Z-
dc.date.issued2017-01-20-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Rangel Filho. Game Marabá: projeto, implementação e avaliação de um jogo educativo para auxílio no ensino de estudos amazônicos. Orientador: Manoel Ribeiro Filho. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica.) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8302. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8302-
dc.description.abstractFor the process of teaching and learning to be successful, a high degree of motivation in order to have an intense involvement by the students is required. With graphics that simulate reality, games for education are usually a dynamic, interactive and fun way to stream content to those who play regardless of age, where can further develop cognitive, social, emotional and cultural skills. In this context, this paper presents an educational game developed in the third person with the historical theme of the founding of the city of Maraba-PA, and the rubber cycle, its first economic cycle. It is described as the script was built from a storyline created by the team based on the history of the event, which seeks to emphasize the playful. The game was designed to be an auxiliary tool of discipline Amazonian Studies, which is part of the curriculum of the 8th grade of elementary school in the state of Para schools; and it has been tried and evaluated by various classes of a public school, achieving very positive results.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by camilla martins (camillasmmartins@gmail.com) on 2017-04-27T14:28:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_GameMarabaProjeto.pdf: 7773696 bytes, checksum: 60bc884f26dc6b1224d73269c7c3c317 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-04T13:09:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_GameMarabaProjeto.pdf: 7773696 bytes, checksum: 60bc884f26dc6b1224d73269c7c3c317 (MD5) Previous issue date: 2017-01-20en
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectAvaliação de jogos educacionaispt_BR
dc.subjectEstudos amazônicospt_BR
dc.subjectAmbientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs)pt_BR
dc.subjectEducational gamesen
dc.subjectAmazonian studiesen
dc.subjectEvaluation of educational gamesen
dc.titleGame Marabá: projeto, implementação e avaliação de um jogo educativo para auxílio no ensino de estudos amazônicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::PROCESSAMENTO GRAFICO (GRAPHICS)pt_BR
dc.contributor.advisor1RIBEIRO FILHO, Manoel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9329438229733907pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0810877429784281pt_BR
dc.description.resumoPara que o processo de ensino e aprendizagem tenha êxito, se faz necessário um alto grau de motivação para que se tenha um intenso envolvimento por parte dos alunos. Com gráficos que simulam a realidade, jogos para ensino geralmente são uma forma dinâmica, interativa e divertida de transmitir conteúdo para quem joga independentemente da idade, onde é possível desenvolver ainda mais habilidades cognitivas, sociais, afetivas e culturais. Neste contexto, o presente trabalho apresenta um jogo educacional 3D desenvolvido em terceira pessoa com tema histórico sobre a fundação da cidade de Marabá-PA, e o ciclo do caucho, seu primeiro ciclo econômico. É descrito como o roteiro foi construído a partir de um enredo criado com base na historiografia do evento, em que se procura enfatizar o lúdico. O jogo foi idealizado para ser uma ferramenta auxiliar da disciplina Estudos Amazônicos, que faz parte da grade curricular do 8º ano do ensino fundamental das escolas do estado do Pará; e foi experimentado e avaliado por três turmas de uma escola pública, obtendo resultados bastante positivos.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Engenharia Elétrica (Mestrado) - PPGEE/ITEC

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