Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8490
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 1-Set-2016 |
Autor(es): | SILVA, Jarbas Marcelino Costa da |
Primeiro(a) Orientador(a): | SILVA, Lúcia Isabel da Conceição |
Título: | Educação inclusiva: um estudo autobiográfico sobre o processo de escolarização de um estudante com deficiência visual |
Citar como: | SILVA, Jarbas Marcelino Costa da. Educação inclusiva: um estudo autobiográfico sobre o processo de escolarização de um estudante com deficiência visual. 2016. 130 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
Resumo: | Este estudo tem como temática: A trajetória no Ensino Básico de um Aluno com Deficiência Visual. O método utilizado foi de cunho autobiográfico, tratado a partir da história de vida, estabelecendo um percurso histórico da pessoa cega à luz das concepções e práticas da Educação Especial e da Educação Inclusiva, contextualizando, dessa forma, a relação de construção / desconstrução de conceitos, que permite ao leitor compreender as práticas pedagógicas por mim vivenciadas no período de 1982 a 1986, e as teorias e saberes que fundamentam essa dissertação. Assim, logo se conclui tratarse de uma perspectiva de rupturas, de descontinuidades e de reorientação de processos que talvez possa sintetizar minha trajetória acadêmica, apenas parcialmente, porque para mim, rever processos significa superálos. |
Abstract: | This study has as its theme: the trajectory in the basic education of a student with Visual impairment. The method used was autobiographical, treated from the history of life, establishing a history of blind person in the light of the ideas and practices of special education and inclusive education, contextualizing, so the relationship of construction/deconstruction of concepts, which allows the reader to understand the pedagogical practice for me experienced during the period from 1982 to 1986, and the theories and knowledge for this dissertation. So, soon concludes it is a perspective of ruptures, discontinuities and feedback processes that might be able to synthesize my academic trajectory, only partially, because to me, review processes means to overcome them. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Educação especial Ensino básico Deficiente visual Autobiografia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências da Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_EducacaoInclusivaEstudo.pdf | 3,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons