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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSILVA NETO, Manoel Januário da-
dc.date.accessioned2017-05-26T14:06:33Z-
dc.date.available2017-05-26T14:06:33Z-
dc.date.issued2015-10-22-
dc.identifier.citationSILVA NETO, Manoel Januário da. Ensino de física pela comparação entre experimento e modelo teórico com uso da modelagem matemática. 2015. 131 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8512-
dc.description.abstractThe teaching of experimental disciplines of physics has been carried out with the use of manual or experiences of scripts. This approach has proven unsuitable for learning physical concepts by students. In view of this, this thesis aimed to carry out a study of a teaching strategy based on Thomas Kuhn's ideas and adapted by Zylbersztajn (1991) and Arruda; Silva and Laburú (2001) of normal science in the classroom, using mathematical modeling and emphasis on experimental concepts, laws and theories. The survey was conducted with a group of students in higher courses of Civil Engineering and a Degree in Natural Sciences; investigative analyzes were performed using a mixed approach (qualitative and quantitative), with which it was possible to confirm the model assumption. Despite some considerations relating to its application, this approach proved to be suitable for teaching and learning content of experimental disciplines of Physics.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nathalya Silva (nathyjf033@gmail.com) on 2017-05-15T19:04:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Tese_EnsinoFisicaComparacao.pdf: 3148542 bytes, checksum: 7bc41a467fd927add0100242848ebc94 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectEducação em físicapt_BR
dc.subjectThomas Kuhnpt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectDisciplinas experimentaispt_BR
dc.titleEnsino de física pela comparação entre experimento e modelo teórico com uso da modelagem matemáticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.contributor.advisor1ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5870609258842071pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7869069020062706pt_BR
dc.description.resumoO ensino das disciplinas experimentais de Física tem sido realizado com o uso de manuais ou roteiros das experiências. Esta abordagem tem-se mostrado inadequada para aprendizagem de conceitos físicos por parte de estudantes. Em face disto, esta tese teve como objetivo realizar um estudo de uma estratégia de ensino baseado nas ideias de Thomas Kuhn e adaptado por Zylbersztajn (1991) e Arruda; Silva e Laburú (2001) da ciência normal em sala de aula, com o uso da modelagem matemática e ênfase na experimentação de conceitos, leis e teorias. A pesquisa foi realizada com um grupo de alunos nos cursos superiores de Engenharia Civil e Licenciatura em Ciências Naturais; foram feitas análises investigativas por meio de uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), com a qual foi possível confirmar a hipótese do modelo. A despeito de algumas considerações relativas à sua aplicação, esta abordagem mostrou-se apropriada para ensino e aprendizagem de conteúdos de disciplinas experimentais de Física.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
Aparece en las colecciones: Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

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