Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8568
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorTAVARES, Rosilene Viana-
dc.date.accessioned2017-05-31T13:40:34Z-
dc.date.available2017-05-31T13:40:34Z-
dc.date.issued2015-08-21-
dc.identifier.citationTAVARES, Rosilene Viana. Políticas públicas educacionais e ongs, entre a intenção e a ação: um estudo do Instituto Universidade Popular-Unipop. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Educação.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8568-
dc.description.abstractThis research analyzes the management of a non-governmental organization the University Institute Popular -UNIPOP that 27 years ago operates in the Amazon region, which purport to be a training space for community leaders in building and strengthening of democratic processes in society. This study focused on UNIPOP shares in Belem in Para, trying to analyze the actions undertaken by that Institute aimed at the defense of a democratic educational policy and claim education as a right. The specific objective of analyzing the presence of the NGOs in shaping public policy in Pará, and to identify the possibilities of action in relation to the UNIPOP Educational Public Policy have been set. The methodological approach considered an approach to the dialectical historical materialism, and in addition to document analysis and literature research, field research with application of semi-structured interviews with the management and engineers of the three UNIPOP programs. The conclusive approaches indicate that the institution studied has played a large role in popular education and education since its founding to the present day, being inserted in various areas of mobilization and participation for public policy in the state of Pará. However, it was observed that there are organizational performance limits in proposing and monitoring the effectiveness of educational policies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-05-31T13:39:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_PoliticasPublicasEducacionais.pdf: 1426292 bytes, checksum: 85b6246f688030bd8e5725b59c369c37 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-05-31T13:40:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_PoliticasPublicasEducacionais.pdf: 1426292 bytes, checksum: 85b6246f688030bd8e5725b59c369c37 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-31T13:40:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_PoliticasPublicasEducacionais.pdf: 1426292 bytes, checksum: 85b6246f688030bd8e5725b59c369c37 (MD5) Previous issue date: 2015-08-21en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectEducação - Políticas públicaspt_BR
dc.subjectOrganizações não governamentaispt_BR
dc.subjectPolítica e Educaçãopt_BR
dc.subjectSociedade civilpt_BR
dc.subjectBelém - PA-
dc.subjectPará - Estado-
dc.titlePolíticas públicas educacionais e ongs, entre a intenção e a ação: um estudo do Instituto Universidade Popular-Unipoppt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4355112931326342pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9548405309101096pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa analisa a gestão de uma Organização não-governamental o Instituto Universidade Popular-UNIPOP que atua há 27 anos na região Amazônica, que se propõem a ser um espaço de formação para lideranças populares na construção e fortalecimento de processos democráticos na sociedade. Este estudo se concentrou nas ações da UNIPOP na cidade de Belém no Estado do Pará, buscando analisar as ações desenvolvidas pelo referido Instituto que visam à defesa de uma política educacional democrática e que afirmam a educação como direito. Foram definidos os objetivos específicos de analisar a presença das ONGs na configuração de políticas públicas no Pará, assim como identificar as possibilidades da ação da UNIPOP em relação às Políticas Públicas Educacionais. O percurso metodológico considerou uma aproximação com o materialismo histórico dialético, tendo além de análise documental e estudo bibliográfico, a pesquisa de campo com aplicação de entrevistas semiestruturadas junto à direção e coordenadores dos três programas da UNIPOP. As aproximações conclusivas indicam que a Instituição estudada tem exercido um amplo papel no âmbito da educação popular e da educação escolar, desde sua fundação até os dias atuais, estando inserida em vários espaços de mobilização e participação referente a políticas públicas no estado do Pará. Contudo, observou-se que existem limites de atuação da organização na proposição e acompanhamento da efetividade das políticas públicas educacionais.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_PoliticasPublicasEducacionais.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons