Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8651
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CANTO, Ednésio Teixeira Pimentel | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-09T14:22:59Z | - |
dc.date.available | 2017-06-09T14:22:59Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-24 | - |
dc.identifier.citation | CANTO, Ednésio Teixeira Pimentel. Invocando sons: cartografia de uma prática musical de koto na comunidade Nikkei de Belém. Orientadora: Líliam Cristina Barros Cohen. 2016. 104 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8651. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8651 | - |
dc.description.abstract | The research part of the question: How is (or what is) the musical practice of the Association of Koto of Belém? To answer it delivery of ethnomusicological approach and cartography method to address this musical practice, performing a mapping that aims to understand this object of research. Pareyson (2005) emerges in the survey as structuring method and training of the dissertation, where there are experiences, reports and research data, and own musical instrument (koto) to develop the invocations that constitute the main body text. Immersion delivery as a group member and ethnomusicology of authors who have studied the koto musical instrument. Among these concepts that I share in this research there are: musical Transterritorialization (PELINSKI apud SATOMI, 2004), musical Change (NETTL, 2005; BLACKING, 1995) and musical energy (NETTL, 2005), three of the main concepts used to engage with this reality, this research object within the ethnomusicological approach. Research has shown various characteristics of musical practice in question. During the invocations are being presented, questions are raised so that they can trigger reflections on research and musical practice. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nathalya Silva (nathyjf033@gmail.com) on 2017-06-06T17:44:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_InvocandoSonsCartografia.pdf: 3788348 bytes, checksum: f4f3ba6951e8b831b92c9d6138850512 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2017-06-09T14:22:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_InvocandoSonsCartografia.pdf: 3788348 bytes, checksum: f4f3ba6951e8b831b92c9d6138850512 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-09T14:22:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_InvocandoSonsCartografia.pdf: 3788348 bytes, checksum: f4f3ba6951e8b831b92c9d6138850512 (MD5) Previous issue date: 2016-06-24 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Etnomusiocologia | pt_BR |
dc.subject | Música popular | pt_BR |
dc.subject | Prática musical | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Koto (Instrumento musical) | pt_BR |
dc.subject | Associação de koto | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Nikkei | pt_BR |
dc.title | Invocando sons: cartografia de uma prática musical de koto na comunidade Nikkei de Belém | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Arte | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | COHEN, Líliam Cristina Barros | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0286644614789784 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | SATOMI, Alice Lumi | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2073986486219986 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5183783972647318 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa parte da pergunta: Como ocorre (ou o que é) a prática musical da Associação de Koto de Belém? Para respondê-la parto da abordagem Etnomusicológica e do método da Cartografia para abordar esta prática musical, realizando uma cartografia que visa compreender este objeto de pesquisa. Pareyson (2005) emerge na pesquisa como método de estruturação e formação da dissertação, onde há vivências, relatos e dados de pesquisa, e do próprio instrumento musical (o koto) para desenvolver as Invocações que constituem o corpo principal do texto. Parto da imersão enquanto membro do grupo e de autores da etnomusicologia que estudaram o instrumento musical koto. Entre estes conceitos que compartilho nessa pesquisa há: Transterritorialização musical (PELINSKI apud SATOMI, 2004), Mudança musical (NETTL, 2005; BLACKING, 1995) e energia musical (NETTL, 2005), três dos principais conceitos utilizados para dialogar com essa realidade, esse objeto de pesquisa dentro da abordagem etnomusicológica. A pesquisa mostrou diversas particularidades da prática musical em questão. No decorrer que as invocações vão sendo apresentadas, questões vão sendo levantadas de modo que possam desencadear reflexões sobre a pesquisa e a prática musical. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_InvocandoSonsCartografia.pdf | 3,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons