Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8661
Tipo: Dissertação
Data do documento: 16-Jun-2016
Autor(es): SAMPAIO, Nilze de Sá
Primeiro(a) Orientador(a): FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de
Primeiro(a) coorientador(a): SOUZA, Erasmo Borges de
Título: Do cinema à educação: trânsitos musicais na concepção de videoaulas
Citar como: SAMPAIO, Nilze de Sá. Do cinema à educação: trânsitos musicais na concepção de videoaulas. Orientador: Áureo Déo de Freitas Júnior. 2016. 146 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8661. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo fazer o estudo da concepção musical de videoaulas a partir dos usos musicais do cinema, utilizando-se como referência principal os conhecimentos de Michel Chion, por meio das obras “A audiovisão” (2011) e “La música en el cine” (2014). Embasaram também este estudo, no que se refere: à estrutura da linguagem cinematográfica, Martin (2013) e Mascelli (2010); à semiótica discursiva, Barros (2005) e Souza (2015, 2008, 2006); à arte e educação, Duarte (2000); à educação a distância, Litto (2010), Santos, Fassbender e Evangelista (2015) e Moran (2002); à videoaula, Santos, Fassbender e Evangelista (2015), Moran (1995, 2009, 2015), Anderson e Dron (2011, tradução 2012), Mattar (2014), Filatro (2009), Silva (2015), Spanhol e Spanhol (2009), Vargas, Rocha e Freire (2007). A presente pesquisa se justificou pela mudança que vem ocorrendo no âmbito da educação, fortemente influenciada e dinamizada pelas tecnologias da informação e da comunicação, e ainda pela necessidade de unir a estética à educação, em busca de processos de ensino-aprendizagem que considerem as particularidades humanas, incluindo a dimensão do sentir nesse processo. Para a análise realizada foi utilizado o percurso gerativo de sentido, conforme a semiótica discursiva, e dois instrumentos criados pela pesquisadora que foram o Mapa sonoro/musical e a Lista sintética dos usos musicais. O Mapa sonoro/musical procurou identificar de um modo geral o discurso e questões didáticas, e de um modo específico, aspectos musicais como a questão das dominantes sonoras, dos usos musicais e dos pontos de utilização e sincronização da música na produção de sentido. Na Lista sintética dos usos musicais foram apresentados os usos musicais segundo Chion, a descrição e a exemplificação respectiva, inclusive com indicação de links na internet. Também para auxílio na análise foi definida uma tipologia de videoaulas em que foram identificadas semelhanças nas estruturas das videoaulas disponíveis na internet, chegando-se à seguinte classificação: videoaula informativa/ instrutiva, videoaula educativa modelo presencial e videoaula educativa com recursos de pós-produção. Mediante esses conhecimentos buscou-se esclarecer a questão de “Como a música pode ser utilizada na concepção de videoaulas, a partir dos seus usos no cinema?”. Percebeu-se após as análises que a presença da música varia conforme o tipo de videoaula e o seu momento de utilização. Assim, nas videoaulas com maior variedade de recursos discursivos, como os tipos videoaula informativa/ instrutiva e videoaula educativa com recursos de pós-produção, notou-se maior presença da música para a materialização do discurso. Inversamente, nas videoaulas com menor variedade desses recursos, notou-se uma menor presença musical, como no tipo videoaula educativa modelo presencial. Quando a música é pensada na concepção da videoaula, de um modo geral, também é maior sua possibilidade de uso do que quando trabalhada na videoaula já gravada. Esses são processos de trabalho distintos, mas que deverão ter em vista o uso da música para reiteração e materialização do discurso. Os usos musicais mais frequentes foram: continuidade e fluência do filme; representação simbólica; continuidade e descontinuidade dos planos sonoros; sincronização; temporalização da imagem; coestruturação e coirrigação; e movimentação das imagens. Diante do exposto, concluiu-se que a música é um recurso pedagógico, um componente discursivo da videoaula que pode ser utilizado para a sua coestruturação e para questões audiovisuais fundamentais, possibilitando uma educação estética.
Abstract: This research aims to study the musical conception of video lessons from the musical movie uses, using as main reference the knowledge of Michel Chion , through the works "The audiovision" (2011) and "La music en el cine" (2014). Also underlie this study, with regard to: the structure of film language, Martin (2013) e Mascelli (2010); the discursive semiotics, Barros (2005) e Souza (2015, 2008, 2006); the art and education, Duarte (2000); the distance education, Litto (2010), Santos, Fassbender e Evangelista (2015) e Moran (2002); the video lesson, Santos, Fassbender e Evangelista (2015), Moran (1995, 2009, 2015), Anderson e Dron (2011, tradução 2012), Mattar (2014), Filatro (2009), Silva (2015), Spanhol e Spanhol (2009), Vargas, Rocha e Freire (2007). This research may be justified by the change that occurred in education, strongly influenced and energized by information and communication technologies, and also the need to unite the aesthetic education in search of teaching- learning processes that consider the human particularities, including the size of the feeling within this process. For the analysis, the researcher used the generative course of meaning, as the discursive semiotics, and two instruments created by the researcher, the sound / musical map and synthetic list of musical uses. In general, the sound`s/music`s Map sought to identify its discourse and educational issues. In a specific way, musical aspects such as the question of sound dominant, the musical uses and points of use, and synchronization of music in the production of meaning. In the synthetic list of musical uses, the investigator presented musical uses second Chion, the description and their exemplification, including referral links on the internet. Also, the investigator aided in the analysis a set of video classes typology, where similarities were identified in the video classes of structures available on the internet, coming to the following classification: informative video lesson/instructional, educational video lesson classroom model and educational video lesson with post- production capabilities. Through this knowledge we sought to clarify the issue of "How music can be used in the design of video classes, from its uses in the movies”? After the analysis, the investigator noticed that the presence of music varies according to the type of video lesson and its time of use. Thus, in the video classes with greater variety of discursive resources, such as the types video lesson informative/instructive and educational video lesson with post-production resources, the investigator noticed a greater presence of music for the materialization of speech. Conversely, the video classes with less variety of these resources, there have been a minor musical presence, as the educational video lesson type classroom model. In general, when the music is designed in the design of video lesson, there ia also a greater possibility of use than when worked into video lesson already recorded. These are working processes differences, but that should be directed to the use of music for reiteration and materialization of speech. The most common musical uses were: continuity e movie streaming; symbolic representation; continuity and discontinuity of sound plans; synchronization; temporality of the image; coestruturação and coirrigação; and moving images. Given the above, the investigator concluded that music is an educational resource. Also, a discursive feature video lesson that can be used for its coestruturação and fundamental audiovisual issues, providing an aesthetic education.
Palavras-chave: Filme cinematográfico
Cinema na educação
Ensino à distância
Estudo e ensino
Videoaulas
Ensino e aprendizagem
Concepção musical
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Arte
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_CinemaEducacaoTransitos.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons