Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8730
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Issue Date: | Mar-2016 |
metadata.dc.creator: | FERNANDES, Carla Sílvia MARTINS, Maria Manuela GOMES, Bárbara Pereira GOMES, José Augusto GONÇALVES, Lucia Hisako Takase |
Title: | Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família |
Other Titles: | Family Nursing Game: Desarrollando un juego de tablero sobre la familia |
Citation: | FERNANDES, Carla Sílvia et al. Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 33-37, jan./mar. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000100033&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 20 jun. 2017. <http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20160005>. |
metadata.dc.description.resumo: | Alguns enfermeiros em Portugal ainda não possuem formação em enfermagem de família, e sua prática profissional se baseia tão somente na experiência pessoal enquanto família e membro de uma família. Este artigo tem o objetivo de descrever o desenvolvimento de um material didático, jogo de tabuleiro intitulado "Family Nursing Game", construído, testado e validado, para enfermeiros na aprendizagem do conteúdo de enfermagem de família em contexto hospitalar. A metodologia desse desenvolvimento seguiu as dez etapas propostas por Jaffe (2011), desde definição de conteúdo, objetivos, formulação do jogo, avaliação da confiabilidade e validade e testagem de sua aplicação na população alvo. Os resultados, segundo a avaliação dos enfermeiros que se submeteram ao teste deste jogo de tabuleiro, ao lado de outras estratégias, realçaram preferência pelo jogo, pela fonte de interação e reflexão que ele permite entre os participantes e por motivarem-nos ao cuidado da família, fazendo do jogo um agente facilitador da aprendizagem. |
metadata.dc.description.resumen: | Parte de los enfermeros en Portugal no tienen formación en enfermería de familia y sus prácticas solamente se adaptan con la propia experiencia, siendo familia también. El objetivo fue describir los pasos metodológicos en el desarrollo de un juego de tablero para enseñar sobre familia llamado "Family Nursing Game". El mismo fue construido y validado para enseñar la enfermería de familia a los enfermeros en el contexto de los cuidados en una unidad hospitalaria. La metodología de este desarrollo siguió las diez etapas propuestas por Jaffe, desde la definición del contenido y objetivos, la formulación del juego con evaluación de su confiabilidad y validad hasta probarlo con la población. Como resultado, los enfermeros hospitalarios que sometieron a la prueba del juego, los mismos realizaron preferencia por este juego, entre otras estrategias educacionales, por la fuente de interacción y reflexión que permite a los participantes, motivación para cuidado de la familia y considerando al juego como agente facilitador del aprendizaje. |
Keywords: | Família Enfermagem de família Enfermeiro Serviço hospitalar de emergência Educação continuada em enfermagem Jogos educativos |
Series/Report no.: | Escola Anna Nery |
ISSN: | 2177-9465 |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Artigos Científicos - FAENF/ICS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo_FamilyNursingGame.pdf | 612,97 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License