Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8953
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSANTOS, Daniele Vasco-
dc.creatorLEMOS, Flávia Cristina Silveira-
dc.creatorGOMES, Geise do Socorro Lima-
dc.creatorGALINDO, Dolores Cristina Gomes-
dc.date.accessioned2017-08-03T15:38:00Z-
dc.date.available2017-08-03T15:38:00Z-
dc.date.issued2016-08-
dc.identifier.citationLEMOS, Flávia Cristina Silveira et al. Tramas, redes e escafandristas: notas sobre a educação e o comum na pesquisa em Psicologia. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 20, n. 2, p. 385-392, mai./ago. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200385&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 03 ago. 2017. <http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201502021003>.pt_BR
dc.identifier.issn2175-3539pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8953-
dc.description.abstractThis article aims to reflect theoretically about the common experience of the plan dimensions in research through the composition of plots favoring collective assemblages of knowledge, power and subjectivity. The search for intercessors and networking enables invent and politicize relations, bodies, thought the production of truth incarnated and crossed by emotions. Knowledge is shared legacy and result of meetings between powerful conversations and questions, in the plot of heterogeneous forces and multiple that constitute them. Mainstreaming and multiply intercessors for transdisciplinary practice involves expanding perspectives, slide the institutional and subjective places to denature the crystallized practices and produce new collaborative stories between researchers and teachers, in psychology and in education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luciana Alcantara (lalcantara@ufpa.br) on 2017-08-03T15:37:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_TramasRedesEscafandristas.pdf: 269638 bytes, checksum: d7d14f88a218206efe43685d9621aff5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Alcantara (lalcantara@ufpa.br) on 2017-08-03T15:38:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_TramasRedesEscafandristas.pdf: 269638 bytes, checksum: d7d14f88a218206efe43685d9621aff5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-03T15:38:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_TramasRedesEscafandristas.pdf: 269638 bytes, checksum: d7d14f88a218206efe43685d9621aff5 (MD5) Previous issue date: 2016-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia Escolar e Educacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectTransversalidadept_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleTramas, redes e escafandristas: notas sobre a educação e o comum na pesquisa em Psicologiapt_BR
dc.title.alternativeWeaves, networks and divers: notes about of education and the common in psychological researchpt_BR
dc.title.alternativeTramas, redes y escafandristas: notas sobre la educación y el común en la investigación en psicologíapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.citation.volume20pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage385pt_BR
dcterms.citation.epage392pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo visa refletir teoricamente sobre as dimensões do plano da experiência do comum na pesquisa por meio da composição de tramas que favorecem agenciamentos coletivos de saberes, poderes e subjetividades. A busca por intercessores e formação de redes possibilita inventar e politizar as relações, os corpos, pensar a produção da verdade, encarnada e atravessada por afetos. Os saberes são legados partilhados e resultam dos encontros potentes entre conversas e perguntas, na trama das forças heterogêneas e múltiplas que os constituem. Transversalizar e multiplicar os intercessores pela prática transdisciplinar implica ampliar perspectivas, fazer deslizar os lugares institucionais e subjetivos para desnaturalizar práticas cristalizadas e produzir novas histórias colaborativas entre pesquisadores e docentes, na Psicologia e na educação.pt_BR
dc.description.resumenEl presente artículo visa el reflejar teóricamente sobre las dimensiones del plan da experiencia del común, en la investigación, por intermedio de la composición de tramas que favorecen agenciamientos colectivos de saberes, poderes y subjetividades. La búsqueda por intercesores y formación de redes posibilita inventar y politizar las relaciones, los cuerpos, pensar la producción de la verdad, encarnada y atravesada por afectos. Los saberes son legados compartidos y resultan de los encuentros potentes entre conversas y preguntas, en la trama de las fuerzas heterogéneas y múltiples, a las cuales los constituyen. Transversalizar y multiplicar los intercesores por la práctica transdisciplinar implica en ampliar perspectivas, hacer deslizar los lugares institucionales y subjetivos, para; así, desnaturalizar prácticas cristalizadas y producir nuevas historias colaborativas entre investigadores y docentes, en la Psicología y educación.pt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos Científicos - IFCH

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_TramasRedesEscafandristas.pdf263,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons