Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8955
Tipo: | Artigo de Periódico |
Data do documento: | Dez-2015 |
Autor(es): | CASTELAR, Marilda LEMOS, Flávia Cristina Silveira KHOURI, Jamille Georges Reis ANDRADE, Thaís |
Título: | Brinquedos e brincar na vida de mulheres educadoras negras |
Título(s) alternativo(s): | Toys and play in the lives of black women educators Juguetes y jugar en la vida de mujeres educadoras negras |
Citar como: | CASTELAR, Marilda et al. Brinquedos e brincar na vida de mulheres educadoras negras. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 19, n. 3, p. 595-602, set./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300595&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 03 ago. 2017. <http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193911>. |
Resumo: | Este artigo aborda o brincar e o brinquedo na constituição da mulher negra pelas práticas educativas escolares, no ensino básico, público e privado. As práticas escolares devem interrogar a produção e reprodução dos padrões comportamentais e estéticos, os quais operam relações de discriminação negativa de gênero e raciais. Na pesquisa foram utilizados como recursos metodológicos: a história oral, por meio de histórias de vida e entrevistas gravadas e transcritas com oito mulheres, professoras negras, em Salvador (BA). Foi realizado levantamento bibliográfico e revisão da literatura. As análises foram feitas pela análise de conteúdo, a partir das seguintes categorias: memórias, relações com a atualidade e as práticas profissionais ligadas à gênero e racismo na escola. O brinquedo e a brincadeira apareceram como analisadores do racismo e estereótipo de gênero na educação escolar, implicando no sofrimento das crianças. Sugere-se a adaptação curricular no trabalho escolar, considerando a promoção da equidade escolar. |
Abstract: | This article discusses the play and the toy in the constitution of black women by school education practices, basic education, public and private. School practices should examine the production and reproduction of behavioral and aesthetic standards, which operate negative discrimination of gender relations and racial. In the survey were used as methodological resources: the oral history through life stories and recorded and transcribed interviews with eight women, African teachers in Salvador (BA). It was conducted literature and literature review. Analyses were performed by the content analysis, from the following categories: memories, relationships with current and professional practices related to gender and racism at school. The toy and the game appeared as racism analyzers and gender stereotypes in education, resulting in the suffering of children. Curriculum adaptation is suggested in schoolwork, considering the promotion of educational equity. |
Palavras-chave: | Brinquedos Brincar Mulheres negras Educadoras Racismo |
Título do Periódico: | Psicologia Escolar e Educacional |
ISSN: | 2175-3539 |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Artigos Científicos - IFCH |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_BrinquedosBrincarVida.pdf | 321,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons