Estresse oxidativo associado à infecção pelo HPV e às lesões precursoras do câncer de colo uterino em mulheres ribeirinha

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

BORGES, Bruna Emanuelle Sanches. Estresse oxidativo associado à infecção pelo hpv e às lesões precursoras do câncer de colo uterino em mulheres ribeirinha. 2016. 88 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Núcleo de Medicina Tropical, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais.

DOI

Este estudo teve como objetivo avaliar as respostas do estresse oxidativo associadas à infecção por HPV e às lesões precursoras do câncer de colo uterino em mulheres ribeirinhas da Amazônia. Envolveu 126 mulheres ribeirinhas de duas comunidades do município de Itaituba, 68 ribeirinhas de duas comunidades do município de Limoeiro do Ajurú e 43 mulheres de uma comunidade do distrito do município de Braganca, todas no estado do Pará, com idade entre 14 a 60 anos, atendidas pelo Programa de Prevenção de Câncer Cérvico Uterino (PCCU) nos anos de 2013 e 2014. Foi realizado o teste Papanicolaou e a PCR (reação em cadeia de Polimerase) para detecção de HPV. Coleta de amostras de sangue também foi obtida para avaliação da peroxidação lipídica(MDA) e determinação de glutationa total (GSHt) e oxidada (GSSG). Informações sociodemográficas foram obtidas durante entrevista prévia à coleta. Os níveis de MDA foram superiores naquelas com a infecção por HPV em todas as comunidades estudadas. Nas mulheres de Limoeiro do Ajurú e Bragança as concentrações de GSH total e GSSG apresentaram-se elevadas sugerindo a expressão de uma resposta oxidativa nas mulheres com lesões pré-malignas de baixo grau do colo uterino ou HPV. Enquanto que nas mulheres com LIEBG ou HPV de Itaituba os níveis de GSH total foram superiores aos teores de GSSG, sugerindo a resposta antioxidante da GSH. Sendo este o primeiro trabalho em que se investiga respostas do estresse oxidativo associados a lesões pré-malignas do câncer de colo de útero e a infecção pelo HPV em populações ribeirinhas da Amazônia, cujos resultados mostraram associação significativa entre respostas oxidativas e a infecção pelo HPV, tornam-se relevantes estudos em que se investiguem os principais fatores que influenciam as repostas do estresse oxidativo nessa população.

Agência de Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

BORGES, Bruna Emanuelle Sanches. Estresse oxidativo associado à infecção pelo hpv e às lesões precursoras do câncer de colo uterino em mulheres ribeirinha. 2016. 88 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Núcleo de Medicina Tropical, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais.