Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9324
Tipo: Dissertação
Data do documento: 25-Abr-2017
Autor(es): OLIVEIRA, Marcio Mosiel do Nascimento
Primeiro(a) Orientador(a): SEIBT, Cezar Luís
Título: O caráter educativo do CDVDH/CB no enfrentamento ao trabalho escravo
Citar como: OLIVEIRA, Marcio Mosiel do Nascimento. O caráter educativo do CDVDH/CB no enfrentamento ao trabalho escravo. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Resumo: Esta dissertação desenvolve um estudo sobre a educação trabalhada no Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmem Bascarán – CDVDH/CB. O objetivo geral do trabalho foi analisar o caráter educativo do CDVDH/CB presente em suas ações no enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo, na cidade de Açailândia-MA. Os objetivos específicos foram os seguintes: a) verificar como ocorrem as parceiras com outras instituições para o desenvolvimento das ações educacionais de enfrentamento ao trabalho escravo; b) avaliar como acontece a formação dos educadores e lideranças que atuam no CDVDH/CB c) compreender a metodologia do CDVDH/CB a partir de suas ações. Foram estudadas as seguintes categorias: trabalho, trabalho escravo contemporâneo, educação não formal e direitos humanos. A metodologia deste trabalho baseou-se na modalidade de pesquisa analítica de natureza qualitativa. Na busca dos dados, recorremos aos seguintes instrumentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, documental e entrevista semiestruturada. Para contextualização da problemática do trabalho escravo contemporâneo e o espaço geográfico da Amazônia Oriental, onde ele tem grande incidência, localidade de atuação do CDVDH/CB, buscamos aporte teórico no materialismo histórico-dialético marxista. Defrontando-nos com as entrevistas, podemos conhecer a forma como são trabalhadas as ações educativas, as parcerias, a formação de educadores e a metodologia do CDVDH/CB e, a partir daí, conhecer o seu caráter educativo. Diante do estudo, foi possível perceber o envolvimento dos que fazem o CDVDH/CB, além de conhecer as particularidades da educação desenvolvida no movimento social.
Abstract: This Dissertation develops a study about education performed in Center of the Defense of Life and Human Rights Carmen Bascarán (in Portuguese, Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos - CDVDH/CB). The general goal of the study was to analyze the educational features of the CDVDH/CB present in its actions in confrontation with contemporary slave labor, in Açailândia city, state of Maranhão, Brazil. The specific goals were: a) verifying how the partnerships with other institutions occur for the development of educational actions to confront to the slave labor; b) evaluating how the educators’ formation occurs and the leaderships that preside in CDVDH/CB; c) understanding the methodology of CDVDH/CB from their actions. We study the following categories: labor, contemporary slave labor, non-formal education and human rights. The methodology of this paper was based on the model of qualitative analysis research. In search of data, we appealed the following methodological instruments: bibliographical research, documental research and semi-structured interview. In order to contextualize the contemporary slave labor problem and the geographic space of Eastern Amazon, where it has a great incidence, local of CDVDH/CB, we seek theoretical support in Marxist historical-dialectical materialism. When we confront the interviews, we can know how the educational actions are worked, the partnerships, the educators’ formation and the methodology of CDVDH/CB and, then, to know its educational features. Before the study, it was possible to perceive the involvement of those who make the CDVDH / CB, besides knowing the particularities of the education developed in the social movement.
Palavras-chave: Trabalho escravo
Direitos humanos
Educação
Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmem Bascarán (CDVDH/CB)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_CaraterEducativoEnfrentamento.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons