Intuição para Bergson e Deleuze: atravessamentos por devires da pesquisa em Psicologia

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2017-08

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Editora(s)

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional

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Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Psicologia Escolar e Educacional

Citação

GALINDO, Dolores et al. Intuição para Bergson e Deleuze: atravessamentos por devires da pesquisa em Psicologia. Psicologia Escolar e Educacional, online, v. 21, n. 2, p. 277-283, maio/ago. 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9349. Acesso em:.

DOI

http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201702121114
Este artigo é uma revisão de literatura, buscando uma conversa entre Henri Bergson e Gilles Deleuze, para problematizar a intuição da pesquisa em Psicologia e o devir criança. Abrir essa conversa traz pistas relevantes que permitem deslocar percursos e movimentar territórios para fazer pensar além do dado, suspendendo juízos prévios. Assim, é possível inventar conceitos e efetuar uma atenção dispersa pela prática de pesquisa em Psicologia, saindo das essências, das lógicas lineares e causais. Devir criança é agenciar forças no lance de dados, ao acaso destas, em que o virtual se atualiza sem repetir e imitar formas. Devir criança possibilita sair da semelhança e do reconhecimento para ousar criar Psicologias outras.

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GALINDO, Dolores et al. Intuição para Bergson e Deleuze: atravessamentos por devires da pesquisa em Psicologia. Psicologia Escolar e Educacional, online, v. 21, n. 2, p. 277-283, maio/ago. 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9349. Acesso em:.