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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Aug-2017
metadata.dc.creator: GALINDO, Dolores Cristina Gomes
LEMOS, Flávia Cristina Silveira
NASCIMENTO, Caroline Christine Garcia do
SOUZA, Leonardo Lemos de
NASCIMENTO, Roberto Duarte Santana
Title: Intuição para Bergson e Deleuze: atravessamentos por devires da pesquisa em Psicologia
Other Titles: Intuition for Bergson and Deleuze: let up for cross becomings in research in Psychology
Intuición para Bergson y Deleuze: atravesamientos por diveres de la investigación en psicología
Citation: GALINDO, Dolores et al. Intuição para Bergson e Deleuze: atravessamentos por devires da pesquisa em Psicologia. Psicologia Escolar e Educacional, online, v. 21, n. 2, p. 277-283, maio/ago. 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9349. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo é uma revisão de literatura, buscando uma conversa entre Henri Bergson e Gilles Deleuze, para problematizar a intuição da pesquisa em Psicologia e o devir criança. Abrir essa conversa traz pistas relevantes que permitem deslocar percursos e movimentar territórios para fazer pensar além do dado, suspendendo juízos prévios. Assim, é possível inventar conceitos e efetuar uma atenção dispersa pela prática de pesquisa em Psicologia, saindo das essências, das lógicas lineares e causais. Devir criança é agenciar forças no lance de dados, ao acaso destas, em que o virtual se atualiza sem repetir e imitar formas. Devir criança possibilita sair da semelhança e do reconhecimento para ousar criar Psicologias outras.
Abstract: This article is a literature review, seeking a conversation between Henri Bergson and Gilles Deleuze, to problematize the intuition of research in Psychology and the becoming child. Opening this conversation brings relevant clues that allow you to move paths and move territories to make think beyond the die, suspending previous judgments. Thus, it is possible to invent concepts and make a scattered attention through the practice of research in Psychology, leaving the essences, linear and causal logics. Becoming a child is to act as a force in the data cast, at random, in which the virtual actualizes itself without repeating and imitating forms. Becoming a child makes it possible to move from resemblance and recognition to daring to create other Psychologies.
metadata.dc.description.resumen: Este artículo es una revisión de literatura, buscando una charla entre Henri Bergson y Gilles Deleuze, para problematizar la intuición de la investigación en Psicología y el devir niñez. Abrir esa charla trae pistas relevantes que permiten desplazar trayectoria y mover territorios para hacer pensar más allá del dato, suspendiendo juicios previos. Así, es posible inventar conceptos y efectuar una atención dispersa por la práctica de investigación, en Psicología, saliendo de las esencias, de las lógicas lineares y causales. Devir niñez es agenciar fuerzas en el lance de dados, al azar de las estas, en que el virtual se actualiza sin repetir e imitar formas. Devir niñez posibilita salir de la semejanza y del reconocimiento para osar crear Psicologías otras.
Keywords: Bergson, Henri, 1859-1941
Deleuze, Gilles, 1925-1995
Psicologia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Series/Report no.: Psicologia Escolar e Educacional
ISSN: 2175-3539
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional
metadata.dc.publisher.initials: ABRAPEE
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://www.scielo.br/j/pee/a/mKvbksDNdGbBQKNbJFwpyWs/?lang=pt
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201702121114
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