Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9349
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGALINDO, Dolores Cristina Gomes-
dc.creatorLEMOS, Flávia Cristina Silveira-
dc.creatorNASCIMENTO, Caroline Christine Garcia do-
dc.creatorSOUZA, Leonardo Lemos de-
dc.creatorNASCIMENTO, Roberto Duarte Santana-
dc.date.accessioned2017-12-21T12:51:43Z-
dc.date.available2017-12-21T12:51:43Z-
dc.date.issued2017-08-
dc.identifier.citationGALINDO, Dolores et al. Intuição para Bergson e Deleuze: atravessamentos por devires da pesquisa em Psicologia. Psicologia Escolar e Educacional, online, v. 21, n. 2, p. 277-283, maio/ago. 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9349. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn2175-3539pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9349-
dc.description.abstractThis article is a literature review, seeking a conversation between Henri Bergson and Gilles Deleuze, to problematize the intuition of research in Psychology and the becoming child. Opening this conversation brings relevant clues that allow you to move paths and move territories to make think beyond the die, suspending previous judgments. Thus, it is possible to invent concepts and make a scattered attention through the practice of research in Psychology, leaving the essences, linear and causal logics. Becoming a child is to act as a force in the data cast, at random, in which the virtual actualizes itself without repeating and imitating forms. Becoming a child makes it possible to move from resemblance and recognition to daring to create other Psychologies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rose Suellen (rosesuellen@ufpa.br) on 2017-12-21T12:50:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_IntuicaoBergsonDeleuze.pdf: 258389 bytes, checksum: 3a6c1cf7bf732e79e6ff5e284778b5e4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rose Suellen (rosesuellen@ufpa.br) on 2017-12-21T12:51:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_IntuicaoBergsonDeleuze.pdf: 258389 bytes, checksum: 3a6c1cf7bf732e79e6ff5e284778b5e4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-21T12:51:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_IntuicaoBergsonDeleuze.pdf: 258389 bytes, checksum: 3a6c1cf7bf732e79e6ff5e284778b5e4 (MD5) Previous issue date: 2017-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacionalpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia Escolar e Educacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttps://www.scielo.br/j/pee/a/mKvbksDNdGbBQKNbJFwpyWs/?lang=pt-
dc.subjectBergson, Henri, 1859-1941pt_BR
dc.subjectDeleuze, Gilles, 1925-1995pt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleIntuição para Bergson e Deleuze: atravessamentos por devires da pesquisa em Psicologiapt_BR
dc.title.alternativeIntuition for Bergson and Deleuze: let up for cross becomings in research in Psychologyen
dc.title.alternativeIntuición para Bergson y Deleuze: atravesamientos por diveres de la investigación en psicologíapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsABRAPEEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6781116835399339pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8132595498104759pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2891511978382282pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6444203522447403pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9044068707102394pt_BR
dc.citation.volume21pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage277pt_BR
dcterms.citation.epage283pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201702121114-
dc.description.resumoEste artigo é uma revisão de literatura, buscando uma conversa entre Henri Bergson e Gilles Deleuze, para problematizar a intuição da pesquisa em Psicologia e o devir criança. Abrir essa conversa traz pistas relevantes que permitem deslocar percursos e movimentar territórios para fazer pensar além do dado, suspendendo juízos prévios. Assim, é possível inventar conceitos e efetuar uma atenção dispersa pela prática de pesquisa em Psicologia, saindo das essências, das lógicas lineares e causais. Devir criança é agenciar forças no lance de dados, ao acaso destas, em que o virtual se atualiza sem repetir e imitar formas. Devir criança possibilita sair da semelhança e do reconhecimento para ousar criar Psicologias outras.pt_BR
dc.description.resumenEste artículo es una revisión de literatura, buscando una charla entre Henri Bergson y Gilles Deleuze, para problematizar la intuición de la investigación en Psicología y el devir niñez. Abrir esa charla trae pistas relevantes que permiten desplazar trayectoria y mover territorios para hacer pensar más allá del dato, suspendiendo juicios previos. Así, es posible inventar conceptos y efectuar una atención dispersa por la práctica de investigación, en Psicología, saliendo de las esencias, de las lógicas lineares y causales. Devir niñez es agenciar fuerzas en el lance de dados, al azar de las estas, en que el virtual se actualiza sin repetir e imitar formas. Devir niñez posibilita salir de la semejanza y del reconocimiento para osar crear Psicologías otras.pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4951-4435pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-3331-1847pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - NTPC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_IntuicaoBergsonDeleuze.pdf252,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons