Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9356
Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : mar-2016
Autor(es): RAMOS, Maély Ferreira Holanda
FERNANDES, Ana Patrícia de Oliveira
PONTES, Fernando Augusto Ramos
SILVA, Simone Souza da Costa
Título : Caracterização das pesquisas sobre eficácia coletiva docente na perspectiva da teoria social cognitiva
Otros títulos : Characterization of studies on collective teacher efficacy from a social cognitive theory perspective
Citación : RAMOS, Maély Ferreira Holanda et al. Caracterização das pesquisas sobre eficácia coletiva docente na perspectiva da teoria social cognitiva. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. 1, p. 91-99, mar. 2016. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9356>. Acesso em:.
Resumen: A eficácia coletiva de professores refere-se ao modo como os membros do corpo docente julgam as capacidades desse grupo para realizar as tarefas específicas de sua função. Este estudo objetivou revisar sistematicamente pesquisas sobre a eficácia coletiva docente, na perspectiva social cognitiva. Para tanto, foram realizadas buscas de artigos publicados entre 2010 a 2014, na base de dados da CAPES. O levantamento resultou em 12 artigos que contemplavam os critérios de inclusão pré-estabelecidos. Os resultados indicaram, por meio da análise dos objetivos dos artigos selecionados, que as variáveis mais utilizadas para estudar a eficácia coletiva foram: autoeficácia e satisfação no trabalho. Notou-se ainda que a maioria das pesquisas utilizou abordagem quantitativa, sendo necessário ampliar os estudos, aplicando técnicas qualitativas.
Resumen : Collective efficacy of teachers refers to the way faculty members judge the capabilities of this group to perform the specific tasks of the ir function. This study aimed to systematic ally review studies on collective teacher efficacy from a social cognitive perspective. The refore, articles in the CAPES database published between 2010 to 2014were reviewed .The survey resulted in 12 articles which contemplated pre-established inclusion criteria. The results indicated by means of analysis of the objectives of the articles that the variables most commonly used to study the collective teacher efficacy were: self-efficacy and job satisfaction. It was also noted that the majority of the studies useda quantitative approach, indicating a necessity to expand the studies applying qualitative techniques.
Palabras clave : Eficácia coletiva
Professores
Revisão sistemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Series/Report no.: Psicologia: Teoria e Pesquisa
ISSN : 0102-3772
1806-3446
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000100091&lng=pt&nrm=iso
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722016012227091099
Aparece en las colecciones: Artigos Científicos - NTPC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_CaracterizacaoPesquisasEficacia.pdf654,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons