Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9368
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUSA, Raissa Lennon Nascimento-
dc.date.accessioned2018-01-16T12:48:42Z-
dc.date.available2018-01-16T12:48:42Z-
dc.date.issued2016-03-01-
dc.identifier.citationSOUSA, Raissa Lennon Nascimento. A construção da imagem da mulher no cinema de ficção produzido na Amazônia paraense. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9368>. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9368-
dc.description.abstractThe main goal of this resarche was to observe the construction of the woman’s imagine in the fiction movies made at paraense Amazon, according to the constant speeches in the plots and its main iconic elements. We can understand that the presence of women in cinema is very significant, assuming relevant characters in contemporary. Thus, contemporary movies highlight the woman as the main subject of the plots selected. The analysis corpus consists of short movies released in a period of effervescence of Para cinema, from 2010 to 2012: " Matinta " (2010 ) , Fernando Segtowick ; " Bordering the Asphalt " (2011 ) , by Jorane Castro ; "Birds Walkers and Bois Flying " (2011 ) , Luiz Arnaldo Campos ; and " Juliana Against Jambeiro Devil by John the Baptist Heart " (2012) , Roger Elarrat . Authors from the area of communication and especially the cinema , linguistics and Philosophy were used in analytical construction of the chosen corpus , as Michel Courtine (2005 ) , Jacques Aumont (2002 ; 2008) , Walter Benjamin (1994 ) , Pêcheux (1995 ; 1997) and Michel Foucault (2000 ; 2008) . Based on the four movies analyzed, we can conclude that the image of contemporary Amazonian woman in fiction movies is the women who while maintaining submission elements in relation to man , they conquisted their space using courage, work, seduction and femininity, spaces of action and emancipation in the environments they live ( urban or rural ).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rose Suellen (rosesuellen@ufpa.br) on 2018-01-16T12:47:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ConstrucaoImagemMulher.pdf: 5103445 bytes, checksum: a9b6628dec0c5beae642ade9ee274720 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rose Suellen (rosesuellen@ufpa.br) on 2018-01-16T12:48:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ConstrucaoImagemMulher.pdf: 5103445 bytes, checksum: a9b6628dec0c5beae642ade9ee274720 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-16T12:48:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ConstrucaoImagemMulher.pdf: 5103445 bytes, checksum: a9b6628dec0c5beae642ade9ee274720 (MD5) Previous issue date: 2016-03-01en
dc.description.sponsorshipFAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectCinema paraensept_BR
dc.subjectImagem da mulherpt_BR
dc.subjectMulher no cinemapt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.titleA construção da imagem da mulher no cinema de ficção produzido na Amazônia paraensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Luciana Miranda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1310961057480638pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9429012908325660pt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal dessa pesquisa foi analisar a construção da imagem da mulher presente nos filmes de ficção produzidos na Amazônia paraense, a partir dos discursos constantes nas tramas e de seus principais elementos icônicos. Entende-se que a presença da mulher no cinema é muito significativa, assumindo personagens relevantes na contemporaneidade. Desse modo, foram selecionados filmes contemporâneos que as colocam como sujeito principal das tramas. O corpus de análise é composto por curtas-metragens lançados em um período de efervescência do cinema paraense, entre os anos de 2010 e 2012: "Matinta" (2010), de Fernando Segtowick; "Ribeirinhos do Asfalto" (2011), de Jorane Castro; “Pássaros Andarilhos e Bois Voadores” (2011), de Luiz Arnaldo Campos; e “Juliana Contra o Jambeiro do Diabo pelo Coração de João Batista” (2012), de Roger Elarrat. Autores ligados à área da Comunicação e, especialmente, do Cinema, além da Linguística e Filosofia foram utilizados na construção analítica do corpus escolhido, como Michel Courtine (2005), Jacques Aumont (2002; 2008), Walter Benjamin (1994), Michel Pêcheux (1995; 1997) e Michel Foucault (2000; 2008). Tendo por base os quatro filmes analisados podemos concluir que a imagem da mulher amazônida contemporânea no cinema de ficção é a de mulheres, que apesar de manterem elementos de submissão em relação ao homem, conquistam com enfrentamento, coragem, trabalho, sedução e feminilidade, espaços de atuação e emancipação nos ambientes que vivem (urbanos ou rurais).pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazôniapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Comunicação, Cultura e Amazônia (Mestrado) - PPGCOM/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ConstrucaoImagemMulher.pdf4,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons