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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Tiago Sousa-
dc.date.accessioned2018-03-22T14:18:16Z-
dc.date.available2017-05-05-
dc.date.available2018-03-22T14:18:16Z-
dc.date.issued2017-05-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Tiago Sousa. Avaliação formativa em educação online: regulações com o gênero pôster acadêmico. 2017. 211 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Letras. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9614>. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9614-
dc.description.abstractThe large demand for online education raises the need to search how evaluation practicesregulating occur in this environment. This dissertation investigates if the formative assessment alternative can, in the framework of online education, help to develop academic skills. To this end, we conducted, according to the procedures, action research and as for analysis technique, a qualitative research in education online, where we implemented, together with University students of an online shop, a Didactic Sequence with the academic poster. Data constructed from the various regulatory processes (shared regulation, coregulation and self-regulation) provided by Moodle tools 2.9 (Forums, Wikis, Tasks, Assessment Labs, Research, Lesson, Checklist) made it possible to analyze the route of one of the learners. From the theoretical point of view, the work is based on three pillars: i) the concept of formative assessment, focusing on alternative regulatory processes of teaching/learning, ii) online education and Web 2.0 features, such as collaboration and interaction, iii) the academic poster, with a focus on academic literacy and with an emphasis on its multisemiotic features (verbal and visual dimensions of teaching object). The results indicate that the formative evaluation is possible in online education and can help to develop academic skills. It was also found that formative assessment is not only built by the metacognitive and self-regulatory processes of the individual learner, but also through various interactions and collaborations, that occurred with the dimensions taught and that might be better visualized in the virtual environment, because the writing allows the registry of each interaction.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Coelho (rejanecoelho@ufpa.br) on 2018-03-22T14:14:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_AvaliacaoFormativaEducacao.pdf: 4870087 bytes, checksum: d82a5c3ef139049ab6184666df2d3828 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-22T14:18:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_AvaliacaoFormativaEducacao.pdf: 4870087 bytes, checksum: d82a5c3ef139049ab6184666df2d3828 (MD5) Previous issue date: 2017-05-05en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectAvaliação-regulaçãopt_BR
dc.subjectEducação onlinept_BR
dc.subjectPôster acadêmicopt_BR
dc.titleAvaliação formativa em educação onlinept_BR
dc.title.alternativeregulações com o gênero pôster acadêmicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.contributor.advisor1CUNHA, Myriam Crestian Chaves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0057919162522146pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2150042183011334pt_BR
dc.description.resumoA grande procura pela educação online suscita a necessidade de se pesquisar como as práticas de avaliação-regulação ocorrem nesse ambiente. Esta dissertação investiga se a avaliação formativa alternativa pode, no âmbito da educação online, ajudar a desenvolver competências de produção acadêmica. Para tal, realizamos, quanto aos procedimentos, uma pesquisa-ação e, quanto à técnica de análise, uma pesquisa qualitativa em educação online, em que implementamos, junto a estudantes universitários de uma oficina online, uma Sequência Didática com o pôster acadêmico. Os dados construídos a partir dos diversos processos de regulação (compartilhada, co- e auto-) propiciados pelas ferramentas do Moodle 2.9 (Fóruns, Wikis, Tarefas, Laboratórios de Avaliação, Pesquisa, Lição, Checklist) permitiram analisar o percurso de um dos aprendentes. Do ponto de vista teórico, o trabalho fundamenta-se em três pilares: i) a noção de avaliação formativa alternativa, com foco nos processos de regulação do ensino/aprendizagem, ii) a educação online e as características da Web 2.0, como a colaboração e a interação, iii) o pôster acadêmico, com foco nos letramentos acadêmicos e com ênfase em suas características multissemióticas (dimensões visuais e verbais do objeto de ensino). Os resultados indicam que é possível uma prática de avaliação formativa em educação online e que ela pode ajudar a desenvolver competências de produção acadêmica. Também se verificou que a avaliação formativa não é construída somente pelos processos metacognitivos e autorregulatórios do aprendente individualmente, mas também por meio de diversas interações e colaborações, que ocorreram com as dimensões ensinadas e que puderam ser melhor visualizadas no ambiente virtual, pois a escrita permite o registro de cada interação.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoLINGUÍSTICApt_BR
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