SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Análise experimental do processo de secagem de urucum (Bixa orellana L.) em leito fixo

Imagem de Miniatura

Tipo

Data

18-12-1998

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Contido em

Citar como

FARIA, Lênio José Guerreiro de. Análise experimental do processo de secagem de urucum (Bixa orellana L.) em leito fixo. 1998. 274 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Quimica, Campinas, 1998. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9678>. Acesso em:.

DOI

Analisa-se a secagem de sementes de urucum (Bixa orellana L.), cultivar Piave Vermelha, e estima-se as condições ótimas do processo de modo a minimizar as perdas de corante e obter teores finais de umidade das sementes em níveis adequados à sua conservação e manutenção de qualidade, em função de variáveis operacionais do processo de secagem convectiva em leito fixo. Avalia-se o comportamento termodinâmico das sementes durante o processo de dessorção de umidade através do método estático, utilizando-se soluções aquosas saturadas, no intervalo de 15 a 80ºC em ambientes com umidades relativas na faixa de 7 a 75% com os parâmetros de interesse determinados através do modelo de GAB e da linearização da equação de Clausius-Claperyon. Constata-se que as sementes de urucum posem ser conservadas com maior estabilidade em ambientes com umidade relativa 60% no intervalo de temperaturas estudado. A qualificação da influência das variáveis de entrada do processo nos teores finais de umidade e bixina das sementes e a identificação do ponto ótimo é realizada através de técnicas de planejamento fatorial fracionário, metodologia de superfície de resposta, analise canônica e função desejabilidade. Verifica-se que o conteúdo de umidade final das sementes pose ser estimado por um modelo polinomial de segunda ordem em função da temperatura e vazão mássica do ar e do tempo de secagem, e que descrito adequadamente por um modelo linear.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

ENGENHARIA DE PROCESSOS - UNICAMP

Linha de pesquisa

CNPq

CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PRODUTOS NATURAIS, CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA::ENGENHARIA DE PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGRICOLAS::PRE-PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGRICOLAS

País

Brasil

Instituição

Universidade Estadual de Campinas

Sigla da Instituição

UNICAMP

Instituto

Faculdade de Engenharia Química – FEQ/UNICAMP

Programa

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química – PPGEQ/UNICAMP

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country