Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9753
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOBRAL, Armando Sampaio-
dc.date.accessioned2018-04-12T18:07:59Z-
dc.date.available2017-08-22-
dc.date.available2018-04-12T18:07:59Z-
dc.date.issued2017-08-22-
dc.identifier.citationSOBRAL, Armando Sampaio. Escritos sobre a gravura contemporânea em Belém. Orientador: José Afonso Medeiros Souza. 2017. 215 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9753. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9753-
dc.description.abstractThis research addresses the field of historiography of art. It analyses the artistic printmaking movement in Belém in the period between the 1980s, when the first projects aimed at promoting printmaking education in the region emerged, and 2001, when the resumption of the movement began. The milestones of this resumption were the implementation of the printmaking department at Fundação Curro Velho – an initiative that brought to Belém a teaching model inspired by art collectives and printmaking public studios, and the creation of autonomous spaces, such as the Atelier do Porto and the Aparelho, which are social entities that are currently responsible for producing and including Belém printmaking in the contemporary art scene. This study examines the roles played by autonomous spaces in the establishment of new printmaking production flows in the city as well as the effectiveness of actions conducted by collectives as social organizations proposing new fields in which art experiences are shared. In this journey, a new generation of artists emerged. Their proposals, which identify with graphics, indicate trends that mark the cartography of printmaking produced in Belém today. Various artists are mentioned; however, the works of five of them were actually analyzed: Jocatos, Alexandre Sequeira, Elaine Arruda, Pablo Mufarrej, and Ronaldo Moraes Rêgo. The last chapter includes photos and critical essays on printmaking written in the period corresponding to its resurgence in Belém, between 2003 and 2016.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2018-04-12T18:02:43Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_ EscritosGravuraBelem.pdf: 224156203 bytes, checksum: 8367361bc95a3f1de031eb75c15f0d76 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2018-04-12T18:07:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_ EscritosGravuraBelem.pdf: 224156203 bytes, checksum: 8367361bc95a3f1de031eb75c15f0d76 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-12T18:07:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_ EscritosGravuraBelem.pdf: 224156203 bytes, checksum: 8367361bc95a3f1de031eb75c15f0d76 (MD5) Previous issue date: 2017-08-22en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectHistória da Artept_BR
dc.subjectCrítica de artept_BR
dc.subjectArte contemporânea - Gravurapt_BR
dc.subjectArte e educaçãopt_BR
dc.subjectHistoriografia - Arte - Belémpt_BR
dc.subjectEspaços autônomospt_BR
dc.titleEscritos sobre a gravura contemporânea em Belémpt_BR
dc.title.alternativeWritings on contemporary engraving in Belempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, José Afonso Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6045766440369156pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5348306435603321pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa insere-se no campo da historiografia da arte. Analisa o movimento da gravura artística em Belém no período que compreende os primeiros projetos de difusão do ensino dessa modalidade de arte na região, nos anos 80, à retomada do movimento, a partir de 2001, com a implantação do núcleo de gravura da Fundação Curro Velho - iniciativa que trouxe à Belém um modelo de ensino pautado no trabalho colaborativo praticado nos coletivos de arte e ateliês públicos de gravura –, e a formação dos espaços autônomos, o Atelier do Porto e o Aparelho, instâncias sociais que, hoje, respondem pela produção e a inserção da gravura produzida em Belém no circuito de arte contemporâneo. O estudo averigua o papel dos espaços autônomos na conformação dos novos fluxos de produção da gravura na cidade e a efetividade da atuação dos coletivos como organizações sociais propositoras de novos campos de compartilhamento de experiências com a arte. Nesse percurso, uma nova geração de artistas com propostas identificadas com a gráfica apontam tendências que marcam o mapa da gravura produzida em Belém na atualidade. Diversos artistas são citados, porém cinco deles tiveram suas obras estudadas, são eles: Jocatos, Alexandre Sequeira, Elaine Arruda, Pablo Mufarrej e Ronaldo Moraes Rêgo. No último capítulo, encontram-se reunidos fotos e ensaios críticos sobre a gravura, escritos no período que compreende o seu restabelecimento em Belém, entre 2003 e 2016.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subject.linhadepesquisaHISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EscritosGravuraContemporanea.pdf218,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons