Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10022
Compartilhar:
Type: Dissertação
Issue Date: 26-Jun-2016
Authors: PERLIN, Sandra Terezinha
First Advisor: MARTINS, Bene Afonso
Title: Teatro da fragilidade: uma cartografia respiratória com o bando de atores independentes e seu espetáculo três
Other Titles: Theater of fragility: a respiratory cartography with the band of independent actors and their show three
Sponsor: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: PERLIN, Sandra Terezinha. Teatro da fragilidade: uma cartografia respiratória com o bando de atores independentese seu espetáculo Três. 2015. 173 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10022>. Acesso em:.
Resumo: No texto a seguir, proponho uma cartografia respiratória criada com linhas em três seções: na primeira construo um caminho metodológico com aporte teórico em DeleuzeGuattari como sustentação à segunda seção, que é a expressão em fragmentos de memória, num ritual sagrado, sobre o processo de construção do espetáculo Três, do bando de atores independentes - bando, no exercício do Teatro da Fragilidade. Na última seção, apresento os mistérios desse fazer teatral, que diferem de princípios, porque o Teatro da Fragilidade não está ligado a uma origem, a um estrato, que compreende e explica, mas a um fazer teatral que se constitui como um corpo sem órgãos, agenciado por um bando de artistas. O caminho metodológico não foi construído a priori, o caminho se deu emparelhado comigo, -caminho e caminhante se misturam, se embaralham - de memória, num ritual sagrado à Mnemósine, para a expressão do processo de construção do espetáculo Três. A relevância da pesquisa está em relatar e perceber os mistérios do Teatro da Fragilidade a partir dos processos de ensaios do bando de atores independentes, para a construção de um espetáculo, e nominar esse fazer teatral, na cidade de Belém-Pará-Brasil, a partir da aplicação dos conceitos de rizoma de Deleuze-Guatari numa vinculação da escrita dissertativa com uma escritura rizomática.
Abstract: In the following text, I ppropose a respiratory cartography created with three sections lines: the first building a methodological way with theoretical support in Deleuze-Guattari as perspective to the second section, which is the expression in fragments of memory, a sacred ritual on the construction process of the show Três, the band of independent actors, exercising Teatro da Fragilidade. In the last section, I present the mysteries that make theater, which differ form principles because the Teatro da Fragilidade is not connected to a source, a layer that understands and explains, but a theatrical doing more likely a body without organs, touted by of artists. The methodological path was not constructed, the path takes paired with me, - path and walker mix if shuffle – memory, a sacred ritual Mnemosyne, for the expression of the show Três construction process. The relevance from of the research is to report and understand the mysteries of Teatro da Fragilidade from band rehearsals processes of independent actors, to build a show, and nominat that doing theater in the city of Belém, Pará, Brazil, from the application of the concepts of rhizome of Deleuze-Guattari a linking of dissertation writing whith a rhizomatic writing.
Keywords: Teatro - Pará
Teatro popular
Concentration Area: ARTES
Research Line: HISTÓRIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Ciências da Arte
Program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_TeatroFragilidadeEspetaculo.pdf3,88 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons