Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10026
Compartilhar:
Type: Dissertação
Issue Date: 19-Jun-2015
Authors: REIS, Thays Oliveira
First Advisor: SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes
Title: Fame Companhia de Dança: caminhos e transformações da dança jazz na contemporaneidade em Belém do Pará
Other Titles: Fame Dance Company: paths and transformations of contemporary jazz dance in Belém do Pará
Sponsor: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: REIS, Thays Oliveira. Fame Companhia de Dança: caminhos e transformações da dança Jazz na contemporaneidade em Belém do Pará. 2015. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10026>. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho trata da dança jazz na contemporaneidade, por meio de uma experiência pessoal na Fame - uma companhia de dança de Belém do Pará, que se propõe a dançar jazz e que está sob a direção desta pesquisadora. Nesta pesquisa, o jazz é entendido como um gênero de dança em constante transformação. Conhecer e compreender a dança jazz feita por esta companhia de dança, são os objetivos deste trabalho que faz da Fame um ponto de partida para a compreensão das características e mudanças ocorrentes nesta dança, atualmente. A pesquisa foi desenvolvida de forma participante. Um diálogo entre pesquisadora, autores e intérpretes da Fame Companhia de Dança foi traçado nesse percurso, revelando uma dança de vários caminhos. A essa dança tão híbrida, maleável, cheia de influências e, ao mesmo tempo, fincada nas motrizes em transformação constante, chamei dança Jazz. A fala dos intérpretes teve igual importância, haja vista que eles foram fundamentais nesta pesquisa. Encontrei luz no pensamento contemporâneo de Ana Flávia Mendes, semelhanças na pesquisa de Jussara Miller, inspiração no pensamento por imagem de Sônia Rangel e reflexões na Etnocenologia de Armindo Bião. Portanto, considero minha escrita de caráter transdisciplinar.
Abstract: This paper deals with the jazz dance in contemporary times, through a personal experience in Fame - one Belém do Pará dance company, which proposes to dance jazz and is under the direction of this researcher. In this research, jazz is understood as a dance genre in constant transformation. Know and understand jazz dance made this dance company, are the objectives of this work that makes Fame a starting point for understanding the features and changes occurring in this dance today. The research was conducted participant form. A dialogue between researcher, authors and performers of Fame Dance Company was traced in this way, revealing a dance several ways. At this dance as hybrid, flexible, full of influences and at the same time, stuck in the drive constantly changing, called Jazz dance. The speech of the performers had equal importance, given that they were instrumental in this research. I found light in contemporary thought of Ana Flavia Mendes, similarities in Jussara Miller research, inspiration in thinking by image Sonia Rangel and reflections on Etnocenologia Armindo Bião. So I consider my writing transdisciplinary character.
Keywords: Dança moderna - Belém (PA)
Jazz
Concentration Area: ARTES
Research Line: POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Ciências da Arte
Program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_FameCompanhiaDanca.pdf13,51 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons