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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10131
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 29-Jun-2018 |
Autor(es): | FARIAS, Andréa Morais de |
Primeiro(a) Orientador(a): | SILVA, Joel Cardoso da |
Título: | O invisível virado do avesso: um estudo do filme "Jogo de Cena" de Eduardo Coutinho |
Título(s) alternativo(s): | The invisible turned inside out: a study of the movie Cena de Cena by Eduardo Coutinho |
Citar como: | FARIAS, Andréa Morais de. O invisível virado do avesso: um estudo do filme "Jogo de Cena" de Eduardo Coutinho. Orientador: Joel Cardoso da Silva. 2018. 88 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10131. Acesso em:. |
Resumo: | A dissertação que se apresenta pretende refletir sobre as possibilidades de aplicação prática da arte de representar no cinema, a partir de uma trajetória pessoal até entrar no filme Jogo de cena (2007) do diretor Eduardo Coutinho. Para isso, analisou-se elementos da linguagem cinematográfica, visto no filme, como enquadramento, personagem, movimentos, fala para alcançar uma rememoração de histórias das personagens. Jogo de cena foi filmado num teatro somente com mulheres, todas de alguma forma são atrizes (conhecidas ou não), que cotam suas histórias entre as memórias e a arte de representar, com misturas estruturais dos conceitos de documentário e de ficção. Ao longo do trabalho, buscou-se, assim, estabelecer diálogo com reflexões na minha história, de um encantamento ao cinema até a escolha do objeto de estudo, que é o filme Jogo de cena, utilizando-se de experiências pessoais e a materialidade documental a respeito do filme, como método, buscamos, a partir das personagens, investigar de que maneira cada uma das mulheres se reinventa na arte de representar, a partir de suas memórias, entre conceitos e teorias de autores e pesquisadores de cinema, como Fernão Pessoa Ramos, Bill Nichols, Manuela Penafria, Ismail Xavier, Jean Claude Bernardet, Cláudia Mesquita, Consuelo Lins, entre outros. Apresenta-se uma problemática teórica, que transfigura em uma análise sem a pretensão de especificar a intencionalidade do diretor na aplicação da arte de representar, assim com do espectador, já que o filme ganha autonomia, e os espectadores, podem-se adentrar nesse território e tirar significados e interpretações previsíveis, mas jamais inesgotáveis. |
Abstract: | The dissertation that is presented intends to reflect on the possibilities of practical application of the art of representing in the cinema, from a personal trajectory until entering in the film Jogo de cena (2007) of the director Eduardo Coutinho. For this, we analyzed elements of the cinematic language, seen in the film, such as framing, character, movements, talks to achieve a remembrance of the characters' stories. Scene play was filmed in a theater with only women, all are somehow actresses (known or not), who quote their stories between the memories and the art of representing, with structural mixtures of the concepts of documentary and fiction. Throughout the work, we sought to establish dialogue with reflections in my story, from an enchantment to the cinema to the choice of the object of study, which is the film Jogo de cena, using personal experiences and documentary materiality about the film as a method, we seek, from the characters, to investigate how each of the women reinvents herself in the art of representing, from her memories, between concepts and theories of authors and film researchers, such as Fernão Pessoa Ramos, Bill Nichols, Manuela Penafria, Ismail Xavier, Jean Claude Bernardet, Cláudia Mesquita, Consuelo Lins, among others. It presents a theoretical problem, which transfigures in an analysis without the pretension of specifying the intentionality of the director in the application of the art of representing, as well as of the spectator, since the film gains autonomy, and the spectators, can enter into that territory and to derive predictable meanings and interpretations, but never inexhaustible. |
Palavras-chave: | Cinema brasileiro - Análise Cinema - Mulheres Filme cinematográfico - Estudo de caso Eduardo Coutinho |
Área de Concentração: | ARTES |
Linha de Pesquisa: | HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências da Arte |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA |
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