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Type: Dissertação
Issue Date: 2018
Authors: MORAES, Ronaldo Nogueira de
First Advisor: LIMA, Alcides Fernandes de
Title: Concordância verbal em textos de alunos do ensino fundamental maior: variação e ensino
Citation: MORAES, Ronaldo Nogueira de. Concordância verbal em textos de alunos do Ensino Fundamental maior : variação e ensino. 2018. 189 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2018. Programa de Pós-Graduação em Letras Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10133>. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho investiga os padrões de concordância verbal usados por alunos dos anos finais do ensino fundamental – 8º e 9º anos –, de uma escola pública do município de Santo Antonio do Tauá–PA. À luz da Sociolinguística Variacionista, procedeu-se a uma análise de cunho variacionista em textos dos gêneros crônica, artigo de opinião e relato, produzidos em sala de aula, a fim de observar o uso, por parte dos alunos, da concordância verbal de terceira pessoa do plural em suas produções escritas. A análise dos condicionamentos linguísticos e extralinguísticos visa à identificação dos fatores que efetivamente afetam o uso linguístico dos alunos, de modo a servir de informação para a elaboração de uma proposta didático pedagógica de intervenção que possa auxiliar o professor e possibilitar ao aluno a ampliação de sua competência comunicativa e repertório linguístico sobre o tema em questão. A proposta didático-pedagógica de intervenção foi elaborada com base nos pressupostos de uma proposta experimental para o ensino de gramática em três eixos (VIEIRA, 2017), que concebe os fenômenos gramaticais como: (i) elementos que permitem uma abordagem reflexiva da gramática, por meio do desenvolvimento de atividades de natureza linguística, epilinguística e metalinguística a serem conduzidas no interior da prática de leitura de textos (FRANCHI, 2006; GERALDI, 2006; FOLTRAN, 2013); (ii) recursos expressivos necessários à construção dos sentidos do texto (NEVES, 2006; PAULIUKONIS, 2013); e (iii) instâncias de manifestação de normas/variedades (cultas e populares), relacionando o ensino de gramática ao plano da variação linguística (VIEIRA, 2013a; 2013b; GÖRSKI; FREITAG, 2013), como forma de promover o desejável domínio das estruturas variáveis segundo os contínuos de variação (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005). Para a coleta dos textos objetos de análise, aplicaram-se atividades envolvendo cada um dos gêneros, em que, ao final destas, um texto representativo de cada gênero foi produzido. Além disso, aplicou-se às turmas um teste de percepção com o objetivo de verificar o grau de percepção do aluno frente às formas padrão e não padrão de concordância verbal; o referido teste foi elaborado com base em outros trabalhos que visaram à observação dos falantes frente ao fenômeno variável em estudo nesta dissertação (BORTONI-RICARDO, 2008b; GAMEIRO, 2009). Realizou-se uma análise quantitativa dos dados provenientes dos textos dos alunos por meio do programa de regra variável VARBRUL, que mostrou significativa influência de fatores como posição do sujeito na frase, distância entre o sujeito e o verbo, saliência fônica, paralelismo formal no nível da cláusula e animacidade do sujeito. Com base nos resultados obtidos e nas reflexões sobre ensino de gramática e em particular o de concordância verbal, elaborou-se uma proposta de intervenção como forma de oferecer a professores e alunos uma alternativa ao estudo da concordância verbal que leve o aluno a refletir e operar sobre a linguagem, fazendo uso mais consciente das regras variáveis de concordância em situações de maior ou menor monitoramento, segundo as intenções e propósitos comunicativos.
metadata.dc.description.resume: Ce travail examine les modèles d'accord verbaux utilisés par les étudiants de dernière année de l’école primaire – 8º et 9º ans –, d’une école publique de la ville de Saint Antoine de Tauá– PA. À la lumière de la variation sociolinguistique, une analyse variationniste a été effectuée dans les textes des genres chroniques, article d'opinion et rapport, produits dans de la classe, afin d'observer l’utilisation, par les étudiants, d'un accord verbaux pluriel à la troisième personne dans leurs productions écrites. L'analyse du conditionnement linguistique et extralinguistique vise à identification les facteurs qui affectent efficacement l’utilisation linguistique des élèves, de manière à servir d'informations pour l'élaboration d'une proposition d'intervention didactique-pédagogique cela peut aider le professeur et faire possible l’étudiant l'élargissement de leur compétence communicative et de leur répertoire linguistique sur le sujet en question. La proposition didactique-pédagogique d'intervention a été élaborée sur la base des présupposés d'une proposition expérimentale pour l'enseignement de la grammaire dans trois axes (VIEIRA, 2017), qui conçoit les phénomènes grammaticaux comme: (i) éléments qui permettent une approche réflexive de la grammaire, par l’intermédiaire de le développement d'activités linguistiques, épilingues et métalinguistiques à mener dans la pratique de la lecture de textes (FRANCHI, 2006; GERALDI, 2006; FOLTRAN, 2013); (ii) ressources expressives nécessaires pour construire les significations du texte (NEVES, 2006; PAULIUKONIS, 2013); et (iii) cas de manifestation de normes/variétés (instruit et populaire), reliant l'enseignement de la grammaire au plan de la variation linguistique (VIEIRA, 2013a; 2013b; GÖRSKI; FREITAG, 2013), comme un moyen de promouvoir le domaine souhaitable des structures variables en fonction des continuums de variation (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005). Pour la collecte des textes d'objets d'analyse, l’activité a été appliquée impliquant chacun des genres, dans lequel, à la fin de chacun, un texte représentatif du genre a été produit. De plus, un test de perception a été appliqué aux classes avec l'objectif de vérifier le degré de perception de l'étudiant le front aux formes modèle et aucun modèle d’accord verbaux; renvoyé lui le test a été élaboré avec la base dans d’autres travaux qui visant à l'observation des locuteurs front au phénomène variable dans étude dans cette thèse (BORTONI-RICARDO, 2008b; GAMEIRO, 2009). Une analyse quantitative des données issues des textes des étudiants a été réalisée par l’intermédiaire de le programme de règles variables VARBRUL, qui a montré une influence significative de facteurs comme position du sujet dans la phrase, distance entre le sujet et le verbe, saillie phonique, parallélisme formel au niveau de la clause et la référence animée du sujet. En fonction des résultats obtenus et réflexions sur l'enseignement de la grammaire et en particulier celui de l'accord verbaux, une proposition d'intervention a été élaborée comme un moyen d'offrir aux enseignants et aux étudiants une alternative à l'étude de l'accord verbaux cela prend l'étudiant à réfléchir et à opérer sur la langue, en train de faire un usage plus conscient des règles d'accord variables dans des situations de monitorage plus ou moins, selon les intentions et les buts communicatifs.
Keywords: Língua portuguesa - Gramática
Língua portuguesa - Variação
Língua portuguesa - Concordância
Concentration Area: LINGUAGENS E LETRAMENTOS
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Letras e Comunicação
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS/ILC

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