Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10136
Compartilhar:
Type: Dissertação
Issue Date: 27-Jun-2018
Authors: SAGICA, Frank de Lima
First Advisor: CHADA, Sonia Maria Moraes
Title: Uma cena musical neotribal nas noites belenenses: traços multifacetados do mercado artístico
Other Titles: A musical scene neotribal in the evenings in Belem/PA: multi-faceted artistic market traits.
Sponsor: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Citation: SAGICA, Frank de Lima. Uma cena musical neotribal nas noites belenenses: traços multifacetados do mercado artístico. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2018. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10136>. Acesso em:.
Resumo: A presente pesquisa etnográfica propõe um novo conceito – cena musical neotribal, utilizado como sistema de análise para tratar uma cena musical em Belém/PA até então não investigada no meio acadêmico. Esta cena está constituída por uma superposição de vários gêneros musicais que abarca múltiplos espaços de interação e experiência coletiva aonde os grupos experimentam diferentes tipos e formas de sociabilidade e peculiaridades intersubjetivas em um determinado contexto cultural. Para a compreensão da formação e trajeto desta cena, o recorte etnográfico focalizou três artistas paraenses - Roosevelt Bala, vocalista da banda Zona Rural; Markinho Duran, artista solo; e Bruno Rodriguez, vocalista da banda Reggaetown. Sendo o rock, o pop e o reggae seus respectivos gêneros musicais. A investigação aborda o cruzamento de uma prática teorizada sob o viés mercadológico com a produção no campo musical. Três foram os locais selecionados para a pesquisa de campo: Mormaço Bar e Arte, Old School Rock Bar e Templários Bar e Restaurante. Investigar como se articula o fazer artístico musical com as dinâmicas de mercado noturno na capital paraense, sob uma perspectiva etnomusicológica, foi o objetivo principal desta pesquisa. O estudo tangencia pontos de confluência entre os processos de produção, circulação e consumo de música, orientados pela análise dos aspectos da vida social e análise cultural da música, em que foi determinado alcançar, ao término deste processo, uma forma de valorização e reconhecimento da qualidade da produção musical local e da diversidade cultural de nosso Estado e, consequentemente, trazer contribuições não somente para o âmbito da etnomusicologia, como também para o meio artístico.
Abstract: This ethnographic research proposes the new concept - neotribal music scene, used as analysis system to treat a musical scene in Belém/PA hitherto investigated in academia. This scene is composed of a superposition of various musical genres that includes multiple spaces of interaction and collective experience where groups experience different types and forms of sociability and intersubjective peculiarities in a given cultural context. For understanding the formation and path of this scene, the three artists from Pará focused ethnographic clipping - Roosevelt Bala, lead singer of the band Zona Rural; Markinho Duran, solo artist and Bruno Rodriguez, lead singer of the band Reggaetown, being the rock, pop and reggae their respective musical genres. The investigation covers the intersection of theorized under the marketing bias with the production in the musical field. Three were locals selected for field research: Mormaço Bar and Art, Old School Rock Bar and Templarios Bar and restaurant. Investigate how articulates the artistic practice with the dynamics of Pará's capital night market, under an ethnomusicological perspective, is the main goal of this research. The study touches points of confluence between the processes of production, circulation and consumption of music, guided by the analysis of the aspects of social life and cultural analysis of the music, he was determined to reach, at the end of this process, a form of appreciation and recognition of the quality of local music production and cultural diversity of our State and, consequently, bringing not only contributions to the field of ethnomusicology, as well as the artistic medium.
Keywords: Cena musical - Belém-PA
Etnomusicologia
Neotribalismo
Música e mercado
Concentration Area: ARTES
Research Line: TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Ciências da Arte
Program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_CenaMusicalBelenenses.pdf4,97 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons