Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10208
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Aug-2017
metadata.dc.creator: REZNIK, Gabriela
MASSARANI, Luisa Medeiros
SILVA, Marina Ramalho e
MALCHER, Maria Ataide
AMORIM, Luís Henrique de
CASTELFRANCHI, Yurij
metadata.dc.description.affiliation: MALCHER, M. A. Dra. Docente da Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação
Title: Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?
Other Titles: How Teenagers Apprehend Science and the Scientist Profession?
Citation: REZNIK, Gabriela et al. Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 25, n. 2, p. 829-855, mai./ago. 2017. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10208>. acessos em:.
metadata.dc.description.resumo: As representações midiáticas exercem importante influência na percepção de meninas sobre o universo científico. Neste trabalho, buscamos compreender de que forma mulheres adolescentes enxergam a ciência, as cientistas e os cientistas, a partir de discussões conduzidas por meio da técnica de grupos focais, estimuladas pela assistência de matérias dos programas Jornal Nacional e Fantástico, da Rede Globo. Realizamos quatro grupos focais com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas no Rio de Janeiro. Entre as percepções que emergiram nas discussões com as estudantes sobre a atividade científica, destacamos: a vinculação da ciência a conteúdos da disciplina de ciências, oferecida no Ensino Fundamental, e de biologia; a associação da ciência à experimentação e à descoberta; e a visão de ciência como acúmulo de conhecimento que tende a um crescimento linear. Não identificamos diferenças marcantes nas percepções das adolescentes de distintas classes sociais. Por utilizar uma abordagem qualitativa - pouco explorada em estudos sobre percepção pública da C&T -, este estudo pode contribuir para um entendimento mais aprofundado sobre a percepção de adolescentes sobre a atividade científica.
Abstract: The media representations play an important role on the perception of girls toward the scientific universe. In this paper, we seek to understand perceptions of female teenagers about science and scientists, using as stimulus TV stories from Jornal Nacional and Fantástico, of Rede Globo. We held four focus groups with students of the 2nd year of high school of public and private schools. Among the visions of the scientific activity we highlight: the association of science to the contents of school disciplines offered in elementary and secondary school; the association of science with experimentation and discovery; the vision of science as accumulation of knowledge as linear growth. We have not identified clear differences in perceptions of teenagers from different social classes. By using a qualitative approach - little explored in studies on public perceptions of S&T - this study may contribute to a deeper understanding of the perception of teenagers toward the scientific activity.
Keywords: Divulgação científica
Percepção pública da ciência
Estereótipo do cientista
Mulheres
Adolescentes
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Series/Report no.: Revista Estudos Feministas
ISSN: 0104-026X
1806-9584
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200829&lng=pt&nrm=iso
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n2p829
Appears in Collections:Artigos Científicos - ILC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_AdolescentesApreendemCiencia.pdf137,95 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons