Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10395
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Jun-2014
metadata.dc.creator: PEREIRA, Antônia Alves
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça
metadata.dc.description.affiliation: PEREIRA, A. A. Universidade Federal do Pará
Title: Ensino-aprendizagem: referenciação e progressão textual no ensino superior
Other Titles: Teaching-learning: reference and textual progression in higher education
Citation: PEREIRA, Antonia Alves; KOCH, Ingedore Villaça. Ensino-aprendizagem: referenciação e progressão textual no ensino superior. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 53, n. 1, p. 183-199, jan./jun. 2014. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10395>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Neste artigo, discutimos referenciação e progressão textual nas produções escritas de alunos do PARFOR-Letras, Língua Portuguesa. Nossa pesquisa revelou que esses alunos apresentavam dificuldades para fazer um texto progredir, além de dificuldades no processo de referenciação. No decorrer desse artigo, trabalhamos com a hipótese de que essas dificuldades são provenientes do tipo de ensino de língua a que estiveram expostos e sugerimos estratégias que podem ser úteis ao ensino de referenciação e progressão textual.
Abstract: This article discusses reference and textual progression in the written production of students in the PARFOR-Letras, Portuguese language. It was found that these students have difficulty in making their texts progress, as well as difficulties in the process of reference. We base our discussion on the hypothesis that these difficulties stem from the type of language teaching to which they were exposed. Useful strategies are suggested for the teaching of reference and textual progression.
Keywords: Ensino - Aprendizagem
Lingüística textual
Escola brasileira
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Series/Report no.: Trabalhos em Linguística Aplicada
ISSN: 2175-764X
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132014000100010&lng=pt&nrm=iso
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132014000100010
Appears in Collections:Artigos Científicos - ILC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_EnsinoAprendizagemReferenciacao.pdf562,56 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons