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dc.creatorBARBOZA, Adriano Alves-
dc.date.accessioned2019-02-05T16:52:28Z-
dc.date.available2019-02-05T16:52:28Z-
dc.date.issued2015-03-25-
dc.identifier.citationBARBOZA, Adriano Alves. Efeitos de videomodelação instrucional sobre o desempenho de cuidadores na aplicação de programas de ensino a crianças diagnosticadas com autismo. 2015. 39 f. Orientador: Romariz da Silva Barros. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10565. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10565-
dc.description.abstractCaregiver teaching has been a promising methodology to face the arising demand of individuals diagnosed with developmental delays, especially those with Autism Spectrum Disorders (ASD). This study aimed to develop and evaluate the effect of a package of instructional videomodeling on the performance accuracy of caregivers in implementing teaching programs to children diagnosed with ASD. The videos used had, as essential elements: exhibition of multiple exemplars, subtitles, narrations, and visual cues throughout the video. A multiple-baseline design across participants was used to measure the effect of the videomodeling procedure on the performance accuracy of the caregivers. Three parents of children diagnosed with TEA participated: Alice, Cassio, and Fernanda, who presented, respectively, 6%, 25%, and 45% average accuracy throughout baseline measures. After videomodeling procedure, performance accuracy reached 83%, 88%, and 80% average accuracy. Considering such results, we believe that the procedure of instructional videomodeling is promising to disseminate behavioranalytic intervention, in a less resource demanding way. Subsequent research should improve the intervention package here described, in order to obtain better results and provide a tool to disseminate behavior analytic intervention to wider portions of the affected population.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectPsicologia experimentalpt_BR
dc.subjectCrianças autistas - Educaçãopt_BR
dc.subjectCuidadores de criançaspt_BR
dc.subjectComportamento - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAnálise comportamental aplicadapt_BR
dc.subjectVideomodelaçãopt_BR
dc.subjectIntervenção via cuidadorespt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro do Autismo (TEA)pt_BR
dc.titleEfeitos de videomodelação instrucional sobre o desempenho de cuidadores na aplicação de programas de ensino a crianças diagnosticadas com autismopt_BR
dc.title.alternativeEffects of instructional videomodeling on performance of caregivers implementing teaching programs to children diagnosed with autismpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamentopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.contributor.advisor1BARROS, Romariz da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7231331062174024pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8437625699565416pt_BR
dc.description.resumoO ensino de cuidadores tem sido uma metodologia promissora para suprir a crescente demanda de indivíduos diagnosticados com atraso no desenvolvimento, especialmente aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar o efeito de um pacote de videomodelação instrucional sobre a precisão de aplicação de programas de ensino por cuidadores de crianças diagnosticadas com TEA. Os vídeos utilizados tinham como elementos essenciais: exibição de múltiplos exemplares, legendas, narrações e dicas visuais ao longo do vídeo. Foi utilizado um delineamento de linha de base múltipla entre participantes para medir o efeito da aplicação dos vídeos sobre a precisão de desempenho dos cuidadores. Participaram deste estudo três pais de crianças diagnosticadas com TEA: Alice, Cassio e Fernanda, que apresentaram, respectivamente, uma média de 6%, 25% e 45% em medidas de linha de base de aplicação dos programas de intervenção comportamental. Após a exibição dos vídeos, os participantes atingiram precisão média de 83%, 88% e 80%. A partir desses resultados, acredita-se que o procedimento de videomodelação instrucional é promissor para a disseminação da intervenção analítico-comportamental, de forma menos onerosa. Recomenda-se o aprimoramento desta forma de intervenção, com vistas a obter melhores resultados e ampliar a intervenção para parcelas maiores da população.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamentopt_BR
dc.subject.linhadepesquisaANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTALpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoPSICOLOGIA EXPERIMENTALpt_BR
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