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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 10-Sep-2017
metadata.dc.creator: SOUSA, Ana Paula Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: CARVALHO NETO, Marcus Bentes de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MENEZES, Aline Beckmann de Castro
Title: Efeito de um grupo terapêutico sobre estresse, sobrecarga e habilidades sociais de cuidadores primários de crianças autistas
Other Titles: Effect of a therapeutic group on stress, overload and social skills of primary caregivers of autistic children
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: SOUSA, Ana Paula Martins. Efeito de um grupo terapêutico, sobrecarga e habilidades sociais de cuidadores primários de crianças autistas. 2017. 48 f. Orientador: Marcus Bentes de Carvalho Neto. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10593. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O processo para o diagnóstico e tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autístico (TEA) geralmente demanda mudanças na rotina de seus familiares e/ou cuidadores, principalmente pelos pais dessas crianças. Muitos desses pais apresentam altos níveis de sobrecarga e de estresse e isolamento social, possivelmente devido ao acumulo de atividades ligadas tanto ao cuidado com os filhos com TEA, quanto ao relacionamento com parceiros amorosos, ao cuidado com outros filhos, às tarefas domésticas e às atividades profissionais, por exemplo. Com base nisto, este estudo tem como objetivo principal analisar e comparar o efeito dois grupos terapêuticos de abordagem analítico-comportamental sobre os níveis de sobrecarga, estresse e habilidades sociais de cuidadores primários de crianças com TEA. Participaram da pesquisa oito cuidadores primários de crianças com TEA, sendo que quatro participaram do Grupo 1 e quatro, do grupo 2. O procedimento dividiu-se em três etapas: 1) Pré-teste, com aplicação de instrumentos psicológicos e de um formulário sociodemográfico; 2) Grupo 1, composto por 18 sessões de aproximadamente duas horas semanais, sendo inicialmente em espaço de acolhimento e escuta, com objetivo de criar um ambiente e uma rotina semelhante ao grupo 2, inserindo-se a intervenção a partir da 12ª sessão, e Grupo 2, composto por oito sessões de aproximadamente duas horas semanais, sendo realizado a intervenção terapêutica desde a primeira sessão, trabalhando com as variáveis a serem analisadas; 3) Pós-teste, com reaplicação dos instrumentos utilizados no pré-teste. Nos resultados, observou-se uma possível influência da intervenção nos níveis de estresse, com diminuição dos níveis e sintomas, contudo em relação aos resultados gerais de sobrecarga e habilidades sociais obteve-se permanência ou pouca alteração nos níveis nas três aplicações realizadas. Com isto, percebeu-se necessidade de aumentar a quantidade de encontros e a influência da adesão no processo terapêutico para obtenção de maiores resultados nas variáveis sobrecarga e habilidades sociais.
Abstract: The process for diagnosis and treatment of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) usually demands changes in routine of their families and/or caregivers, especially by the parents of those children. Many of those parents have high levels of caregiver burden and stress and social isolation, possibly due to the accumulation of activities related both to caring for their children with ASD, to relationships with their partners, to caring for other children, to domestic and professional activities, for example. Based on that, this study has as it’s main objective to analyze and compare the effect of two therapeutic group of analytical-behavioral approach on the levels of caregiver burden and stress and social skills of primary caregivers of children with ASD. Eight primary caregivers of children with ASD participated in the study, four of whom participated in the Group 1 and four in the Group 2. The procedure was divided in three stages: 1) Pre-test, with application of psychological instruments and a sociodemographic form; 2) Group 1, composed of 18 sessions of approximately two hours per week, being initially in space of reception and listening, in order to create an environment and a routine similar to the group 2, inserting the intervention from the 12th session, and Group 2, consisting of eight sessions of approximately two hours per week, being the therapeutic intervention from the first session, working with the variables to be analyzed; 3) Post-test, with reapplication of the instruments used in the pre-test. In the results, a possible influence of intervention on stress levels was observed, with decrease of levels and symptoms, however, in relation to the general results of caregiver burden and social skills, there was a permanence or little change in the levels in the three applications done. In this way, we find necessary to increase the number of meetings and influence of the adherence in the therapeutic process to obtain greater results in the variables caregiver burden and social skills.
Keywords: Pesquisa experimental
Análise do comportamento
Cuidadores de crianças com autismo
Grupo terapêutico
TEA – Transtorno de Espectro Autístico
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
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