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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 14-Mar-2017
metadata.dc.creator: SARMIENTO, Alejandra Rodríguez
metadata.dc.contributor.advisor1: TONNEAU, François Jacques
Title: Indução Comportamental Molar e Posição Relativa dos Estímulos
Other Titles: Molar behavioral induction and the relative position of stimuli
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: SARMIENTO, Alejandra Rodríguez. Indução Comportamental Molar e Posição Relativa dos Estímulos. 2017. 42 f. Orientador: François Jacques Tonneau. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10594. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O termo indução abarca uma variedade de procedimentos que estimulam a ocorrência de comportamentos. Um dos aspectos já pesquisados na área é a facilitação comportamental que produz um estímulo quando é pareado sistematicamente com outro, um processo que poderia explicar os efeitos de difusão do efeito (spread of effect) tradicionalmente atribuídos ao reforço operante. O objetivo desta pesquisa foi verificar o efeito da posição relativa dos estímulos na indução de respostas, na ausência de reforço. Foram efetuados dois experimentos, cada um com 20 universitários, distribuídos de forma aleatória em dois grupos. A tarefa consistia na observação de uma lista de 16 palavras sempre na mesma ordem, seguida de um período de teste, no qual eram apresentadas as palavras da lista exceto uma palavra-alvo (“reforçador”), que o participante devia fazer aparecer com cliques nas outras palavras. A tarefa foi repetida 6 vezes. No Experimento 1, cada grupo teve uma localização da palavra-alvo em lugares diferentes. Foi encontrada maior indução de cliques nas palavras próximas à palavra-alvo durante o teste. O Experimento 2 teve o objetivo de avaliar se os resultados do Experimento 1 foram produto da posição serial ou da correlação entre a palavra-alvo e as palavras próximas a ela. A tarefa foi a mesma, a diferença foi a localização das palavras próximas à palavra-alvo durante o teste para um dos grupos, que forem realocadas a outra posição. Os resultados sugerem uma indução bidirecional de respostas nos estímulos próximos ao (ou correlacionados com o) estímulo-alvo, o que suporta a hipótese de facilitação de funções como explicação do fenômeno de difusão do efeito.
Abstract: The concept of induction comprises a range of procedures that facilitate the occurrence of behavior. An aspect of induction already studied is the behavioral facilitation that a stimulus produces when paired regularly with another stimulus, a process that might explain the spread of effect traditionally attributed to operant reinforcement. The aim of the present project was to evaluate the effect of the relative position of stimuli on response induction in the absence of reinforcement. Two experiments were run, each with 20 subjects distributed randomly in two groups. The subject's task consisted of observing a list of 16 words always with the same order, followed by a test period with the same list except a target word (“reinforcement”) that the subject was supposed to make appear on the screen by clicking on the other words. This task was repeated six times. In Experiment 1, each group had the target word located in different positions. The results suggest more response induction in stimuli close to the target stimulus. The purpose of Experiment 2 was to evaluate whether the results of Experiment 1 were due to serial position or the correlation between the target word and neighboring words. The task was the same, except that for one of the groups the position of neighboring words was changed during testing. The results are indicative of a process of bidirectional response induction for the stimuli close to the target stimulus, which is consistent with the hypothesis that the spread of effect arises from stimulus-function facilitation.
Keywords: Indução de respostas
correlações pavlovianas
memória
reforço operante
facilitação de funções
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

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