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Type: Dissertação
Issue Date: 22-Feb-2016
Authors: DIAS, Mírian Corrêa
First Advisor: SZLAFSZTEIN, Claudio Fabian
Title: A vulnerabilidade às inundações e a capacidade de resposta do transporte público da cidade de Belém
Citation: DIAS, Mírian Corrêa. A vulnerabilidade às inundações e a capacidade de resposta do transporte público da cidade de Belém. 2016. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Meio Ambiente, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10697>. Acesso em:.
Resumo: Um dos maiores desafios enfrentados pelas cidades contemporâneas é o acesso a condições que assegurem uma qualidade de vida aceitável e satisfatória para seus citadinos. Em Belém, a capital do Estado do Pará possui problemas ambientais urbanos evidentes como inundações e alagamentos, decorrentes do processo de ocupação, aliados a falta de planejamento urbano. Hoje o centro histórico, cultural e comercial da cidade se encontra no cerne dessa vulnerabilidade, por onde todos os dias o transporte público é afetado pelos contratempos das chuvas e do periódico ciclo da maré alta. A hidrografia do município, quando analisada junto ao clima e à topografia, permite esclarecer os motivos da ocorrência frequente de inundações e alagamentos. Mediante essas características a presente dissertação tem como objetivo identificar e analisar a vulnerabilidade e a capacidade de resposta do sistema de transporte público diante às inundações e alagamentos de Belém. Onde foram analisados os impactos sofridos pela população, empresários e esfera pública. Para tal, a metodologia relacionou as linhas de transporte público com as áreas inundáveis e alagáveis de Belém. Conclui-se que das 164 linhas do transporte público que circulam em Belém, 143 passam em algum momento por áreas propensas a alagamentos e inundações. Sendo que a análise de vulnerabilidade socioambiental e a capacidade de resposta foram realizadas onde há a maior concentração de linhas do transporte público. Na Avenida Boulevard Castilho França, na Avenida Almirante Tamandaré e Avenida 16 de Novembro. Onde se pôde analisar a vulnerabilidade ao acesso a serviço e infraestrutura urbana dos usuários do transporte público sobre a condição de inundação e alagamento nessas Avenidas de Belém, analisar os impactos e mudanças nos períodos de chuva e maré alta para a empresa do ramo do transporte público de Belém, assim como verificar o posicionamento e vulnerabilidade da SEMoB diante dos contratempos ambientais e estruturais na cidade de Belém. São apresentadas na prática e vivencia dos usuários e empresa de transporte público nas áreas de risco, o que possibilita uma análise da vulnerabilidade social no meio urbano. A participação efetiva do poder público e dos órgãos responsáveis e na proposta de elaboração de um plano diretor que priorize o controle de inundação no meio urbano.
Abstract: One of the greatest challenges faced by the contemporaneous cities is to guarantee the access to conditions that assure an acceptable and satisfactory quality of life for its citizens. In the city of Belem, the capital of the State of Para, there are evident urban environmental problems as inundations and floods, which are the result of the occupation process associated with the lack of urban planning. Nowadays, the historical cultural and commercial center of the city corresponds to the most vulnerable area, where the public transport is affected by the rainfall and the periodic high tidal cycle every day. The analysis of the city’s hydrography, weather and topography allows clarifying the reasons for the frequent occurrence of inundations and floods. Thus, based on these features, the present dissertation has as main objective to identify and analyze the vulnerability of the public transport’s system, as well as its responsiveness to the problems caused by the inundations and floods. There were analyzed the impacts suffered by the population, local company owners and the government. In order to do that, the methodology related the public transport’s lines with the flooded areas of Belem. The impacts suffered by the population, entrepreneurs and the public sphere where they were analyzed. For this purpose, the methodology related lines of public transport with flooding and wetlands of Bethlehem. It can be concluded that from the 164 lines of public transport circulating in Belem, 143 pass sometime in areas prone to flooding. The environmental vulnerability assessment and responsiveness were carried out where there is the highest concentration of public transport lines. At Avenida Bouvard Castilho Franca, on Avenida Almirante Tamandaré and Avenida 16 Novembro. User’s vulnerability to access services and urban infrastructure of public transport were analyzed, taking into consideration the impacts and changes in rain regime and high tide periods, as well as to verify SeMOB positioning and vulnerability over the environmental and structural setbacks in Belem. Bus users in vulnerable areas and the government body responsible for the urban transport sector (Semob) were interviewed, allowing an analysis of social vulnerability in urban areas and the effective participation of the public authorities to elaborate a key plan that prioritizes flood control in urban areas.
Keywords: Transporte urbano
Inundações
Catástrofes naturais
Gestão ambiental
Belém - PA
Concentration Area: GESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS E DESENVOLVIMENTO LOCAL
Research Line: GESTÃO AMBIENTAL
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Núcleo de Meio Ambiente
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (Mestrado) - PPGEDAM/NUMA

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