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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 7-Nov-2014
metadata.dc.creator: COSTA, Elson Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves
Title: Desenvolvimento linguístico de crianças de Belém: associação com características pessoais e ambientais
Other Titles: Language Development of Children of Belém: The Association with Personal and Environmental Characteristics
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: COSTA, Elson Ferreira. Desenvolvimento linguístico de crianças de belém: associação com características pessoais e ambientais. 2014. 86 f. Orientadora: Lília Iêda Chaves Cavalcante. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10724. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o perfil neuropsicomotor de crianças que frequentam Unidades de Educação Infantil (UEI) do município de Belém, particularmente na área de linguagem, segundo o Teste de Triagem do Desenvolvimento Denver II (TTDD-II). Para tal, foram realizados dois estudos, ambos transversais e quantitativos, com caráter descritivo-exploratório. O primeiro investigou o perfil do neurodesenvolvimento de crianças distribuídas pelos Distritos Administrativos de Belém, segundo o TTDD-II, e mapeou os distritos e o percentual de crianças avaliadas como normais em termos neurodesenvolvimentais ou com suspeita de atraso. Já o segundo trabalho verificou as associações entre o escore de desenvolvimento da área da linguagem, segundo o TTDD-II, com as variáveis pessoais e contextuais pesquisadas. Participaram desta pesquisa 319 crianças de três anos que frequentaram as Unidades de Educação Infantil (UEI) públicas do município de Belém, no período de agosto a dezembro de 2012. Para avaliação do desenvolvimento foi utilizado o TTDD-II, já a coleta dos dados pessoais e contextuais foi feita a partir da aplicação de questionário com os pais e instrumento para medição do nível de pobreza familiar. Os resultados do primeiro estudo indicaram a prevalência de suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor de 77,7% das crianças pesquisadas, sendo este valor igual a 59,2% na área linguística. A variável nível de pobreza familiar apresentou associação estatisticamente significativa com o nível de desenvolvimento global (p=0,011) e da linguagem (p=0,003). Os resultados do segundo estudo apontam 59,2% de suspeita de atraso na área da linguagem. As variáveis que apresentaram relação estatisticamente significativa com o desfecho foram escolaridade paterna (p=0,003), idade materna (p=0,03) e o nível de pobreza urbana (p=0,003). A alta prevalência de suspeita de atrasos no desenvolvimento das crianças participantes aponta a importância da implantação de programas de estimulação ou vigilância do desenvolvimento infantil, utilizando instrumentos como o TTDD-II, além de alertar para a presença de fatores de risco que podem interferir no neurodesenvolvimento dos anos iniciais.
Abstract: This study aimed to analyze the profile neurodevelopmental status of children enrolled in preschools in Belém, with a focus in language, according to the Denver Developmental Screening Test (DDST), with this purpose, two studies, both quantitative and cross-sectional, with descriptive and exploratory were performed. The first one investigated the neurodevelopmental profile of children, according to their presence in the Administrative Districts of Belém. The score on DDST was assessed, and their neurodevelopmental status (normal or delay) and distribution on the districts were described. The second study examined the associations between the score of language, according to DDST, with the personal and contextual variables. For both studies, 319 children from elementary schools were selected, from August to December 2012. For assessment of development the DDST was applied. The instruments were a questionnaire administered to parents to collect personal, contextual and family data and an instrument to measure the level of family poverty. The results of the first study indicated that 77.7 % of potential developmental suspected delay and 59.2% of potential delay in language. The level of family poverty variable showed a statistically significant association with development score (p=0.011) and language (p=0.003). The results of the second study indicates that 59.2% delay were associated with language. The variables that showed a statistically significant relationship with language development were paternal education (p=0.003), maternal age (p=0.03) and family poverty level (p=0.003). The high prevalence of suspected delay in the development at the children highlights the need of implementation of programs to stimulated and monitor the infant development, using instruments such as the DDST. In addition, alert to the poses of risk factors that may interfere with the neurodevelopment in early years.
Keywords: Crianças - Desenvolvimento - Belém (PA) - Testes
Linguagem e línguas
Desenvolvimento Infantil
Linguagem
Fatores de risco
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
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