Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/10826
Tipo: Dissertação
Data do documento: 10-Fev-2017
Autor(es): CALADO, Jacqueline Iukisa Faustino
Primeiro(a) Orientador(a): ASSIS, Grauben José Alves de
Título: Emergência de relações auditivo-visuais via treino por CRMTS para crianças diagnosticadas com TEA
Título(s) alternativo(s): Emergence of auditory-visual relations via CRMTS training with children diagnosed with ASD
Agência de fomento: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citar como: CALADO, Jacqueline Iukisa Faustino. Emergência de relações auditivo-visuais via treino por CRMTS para crianças diagnosticadas com TEA. 2017. 40 f. Orientador: Grauben José Alves de Assis. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: . Acesso em:.
Resumo: Partindo do pressuposto de que pessoas diagnosticadas com autismo podem apresentar dificuldades na discriminação de estímulos auditivos, viabilizar treinos com consequências específicas auditivas pode auxiliar na aquisição desse tipo de repertório. O presente estudo verificou a emergência de relações de controle auditivo-visual após treino visual-visual através de CRMTS com consequências auditivas. Participaram quatro crianças com TEA com um repertório prévio de leitura e escrita de 12 sentenças. Relações auditivo-visuais com essas sentenças foram testadas durante a linha de base (melodias ou vozes como modelo para a construção das sentenças). Em seguida foi realizado o treino visual-visual (animações como modelo para a construção de quatro das 12 sentenças) com consequências auditivas (melodias ou vozes). Ao final de cada sessão de treino as consequências auditivas eram apresentadas como modelo para a construção das 12 sentenças. Duas das quatro crianças demonstraram desempenho acima de 80% para as relações auditivo-visuais avaliadas. Os resultados demonstram a efetividade do uso de CRMTS com consequências auditivas específicas para a emergência de relações auditivo-visuais com pessoas com TEA. Também avançam ao garantir a expansão de classes com consequências específicas utilizando respostas de maior custo e sentenças.
Abstract: Considering that people diagnosed with autism may have difficulties on auditory stimuli discrimination, making training with auditory specific consequences feasible may help on this repertoire acquisition. This study verified the emergence of auditory-visual control relations after visual-visual training through CRMTS with auditory consequences. Four children diagnosed with ASD with 12 Sentences Reading and Writing previous repertoire participated of this study. Auditory-visual relations with those sentences were tested during baseline (melodies or voices as sample stimuli for sentences construction). Then a visual-visual training was performed (animations as sample stimuli for construction of four from 12 sentences) with auditory consequences (melodies or voices). By the end of each training session, auditory consequences were presented as sample stimulus for 12 sentences construction. Two of four children showed a performance above 80% to auditory-visual relations. Results demonstrate the effectiveness of using CRMTS with auditory consequences for the emergence of auditoryvisual relations with people diagnosed with ASD. Also, they go forward by ensuring classes expansion using specific consequences, high cost responses and sentences.
Palavras-chave: Estimulação sensorial
Controle - Psicologia
Controle de estímulos
TEA - Transtorno do Espectro Autista
Autismo em crianças
CRMTS - Constructed Response Matching to Sample
Reforçadores específicos
Relações auditivo-visuais
Área de Concentração: PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Linha de Pesquisa: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
Programa: Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EmergenciaRelacoesAuditivovisuais.pdf688,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons