Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10930
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Jul-2016
metadata.dc.creator: SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de
ROZAL, Edilene Farias
metadata.dc.description.affiliation: ROZAL, E. F. Universidade Federal do Pará
Title: Instrução por modelagem de David Hestenes: uma proposta de ciclo de modelagem temático e discussões sobre alfabetização científica
Other Titles: Modeling Instruction of David Hestenes: a proposal of thematic modeling cycle and discussion on scientific literacy
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; ROZAL, Edilene Farias. Instrução por modelagem de David Hestenes: uma proposta de ciclo de modelagem temático e discussões sobre alfabetização científica. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v.12, n. 24, p. 99-115, jan./jul. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v12i24.3668. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10930. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O trabalho pedagógico com modelagem matemática pressupõe investigar situações da realidade. Contudo, modelos mentais formados a partir do contato com o mundo vivencial geralmente são incompatíveis com os modelos conceituais. Assim, David Hestenes sustenta a tese de que um dos maiores desafios do ensino e da aprendizagem em ciências e matemática é coordenar modelos conceituais com modelos mentais, o que o levou à elaboração de uma didática em modelagem matemática: a Instrução de Modelagem. Nosso objetivo é apresentar uma proposta de ciclo de modelagem temático elaborada nos pressupostos hestenesianos e discutir sobre possibilidades para alfabetização científica. A questão principal foi saber como emergem indicadores para alfabetização científica durante o ciclo proposto. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de identificar na literatura disponível as contribuições sobre o assunto e levantar possibilidade e desafios para o ensino brasileiro de ciências e matemática. Resultados preliminares indicam que o ciclo de modelagem proposto pode desenvolver indicadores para alfabetização científica de diferentes naturezas.
Abstract: The pedagogical work with mathematical modeling assumes investigate situations of reality. However, mental models formed from the contact with the experiential world are generally incompatible with the conceptual models. So David Hestenes supports the view that one of the biggest challenges of teaching and learning in science and mathematics is to coordinate conceptual models with mental models, which led to the elaboration of a didactic in mathematical modeling: Modeling Instruction. Our goal is to present a proposal for thematic modeling cycle drawn up in hestenesianos assumptions and discuss possibilities for scientific literacy. The main question was to know how to emerge indicators for scientific literacy for the proposed cycle. This is a bibliographic research in order to identify the available literature contributions on the subject and raise the possibility and challenges for the brazilian teaching science and mathematics. Preliminary results indicate that the proposed modeling cycle can develop indicators for scientific literacy of different natures.
Keywords: Instrução de modelagem
Ciclo de modelagem temático
Alfabetização científica
Ensino de ciências e matemática
Series/Report no.: Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
ISSN: 2317-5125
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/3668/3742
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v12i24.3668
Appears in Collections:Artigos - Amaz RECM/UFPA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_InstrucaoModelagemDavid.pdf587,42 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons