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dc.creatorMEDEIROS, Edilene Ferreira de-
dc.creatorSILVA, Marcia Gorette Lima da-
dc.creatorLOCATELLI, Solange Wagner-
dc.date.accessioned2019-04-09T18:52:58Z-
dc.date.available2019-04-09T18:52:58Z-
dc.date.issued2018-06-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Edilene Ferreira de; SILVA, Marcia Gorette Lima da; LOCATELLI, Solange Wagner. A argumentação e o potencial metacognitivo de uma atividade experimental baseada na POA (previsão-observação-argumentação). Amazônia: Revista em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 14, n. 29, p. 27-42, jan-jun 2018. Especial Metacognição. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10932. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn2317-5125pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10932-
dc.description.abstractThis research presents the metacognitive incidents of high school students when experiencing an experimental activity on photosynthesis and respiration based on Prediction-Observation Argumentation. The activity includes resumption of content, argument elements, and script guides. The experiment was selected aiming to apply knowledge of biology in a real context and to develop argumentative abilities. It consisted of placing a plant in two tubes containing water with phenolphthalein, one remaining in a darkroom and another one in the clearing. Students were asked to predict what would happen to each tube and compare with changes in the color related to pH. Eight students participated and the activity was carried out in cooperative groups, promoting discussion based on the perspective of participation in scientific practices. Specifically, metacognitive incidents were analyzed in the students' discourse when they justified their conclusions based on the data obtained in the experiment. The results indicated four categories of metacognitive incidents: confirmation, monitoring, positive change and negative change. In the discourses the students showed greater ability to observe experimental data and justify their conclusions after confronting their initial predictions with scientific knowledge. However, they present difficulties in arguing their explanations (metacognitive incident of negative change). We indicate that the activities promoting argumentation favor the selfregulation capacity of the learning processen
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofAmazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5569/4767pt_BR
dc.subjectIncidentes metacognitivospt_BR
dc.subjectPrevisão - Observação - Argumentação;pt_BR
dc.subjectAtividade experimentalpt_BR
dc.subjectFotossíntesept_BR
dc.subjectRespiraçãopt_BR
dc.titleA argumentação e o potencial metacognitivo de uma atividade experimental baseada na POA (Previsão Observação-Argumentação)pt_BR
dc.title.alternativeThe argumentation and metacognitive potential of an experimental activity based on poa (prediction-observation-argumentation)en
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3872374205995080pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6965522706601294pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8962640200169519pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5569pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta incidentes metacognitivos de alunos do ensino médio ao vivenciar uma atividade experimental sobre fotossíntese e respiração baseada na Previsão Observação-Argumentação. A atividade inclui retomada dos conteúdos, elementos do argumento e guias de scripts. O experimento selecionado objetivou aplicar conhecimentos de biologia em um contexto real e desenvolver habilidades argumentativas. Consistia em colocar uma planta em dois tubos contendo água com fenolftaleína, um permanecendo no escuro e o outro no claro. Foi solicitado aos alunos prever o que aconteceria com cada tubo e comparar com as mudanças na cor relacionadas ao pH. Participaram 8 alunos sendo a atividade realizada em grupos cooperativos promovendo discussão a partir da perspetiva de participação em práticas científicas. Concretamente foram analisados incidentes metacognitivos presentes no discurso dos alunos quando justificavam suas conclusões baseadas nos dados obtidos no experimento. Os resultados indicaram 4 categorias de incidentes metacognitivos: confirmação, monitoramento, mudança positiva e mudança negativa. Nos discursos mostraram maior habilidade para observar dados experimentais e justificar suas conclusões depois de confrontar suas previsões iniciais com conhecimento científico. No entanto, apresentaram dificuldades em argumentar suas explicações (incidente metacognitivo de mudança negativa). Sinalizamos que as atividades envolvendo a argumentação favoreceram a capacidade de autorregulação do processo de aprendizagem.pt_BR
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