Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10966
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Jun-2005
metadata.dc.creator: SILVA, Francisco Hermes Santos
SOUZA, Evanilde Corrêa
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Title: Etnomatemática como intermediadora entre os conhecimentos matemático escolar e matemático popular
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: SILVA, Francisco Hermes Santos; SOUZA, Evanilde Corrêa. Etnomatemática como intermediadora entre os conhecimentos matemático escolar e matemático popular. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v.1, n. 1, p. 55-61, jun. 2005. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10966. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, o objetivo foi relatar uma experiência de sala de aula e, a partir deste relato, compreender as relações possíveis entre conhecimento matemático escolar e conhecimento matemático popular à luz de alguns conceitos teóricos. Conclui-se ao final, que para desenvolver experiências dessa natureza, o professor deve abrir espaços em suas aulas para que os alunos possam emitir e discutir suas opiniões e interpretações, explorando seus conhecimentos prévios e fazê-los registrar e discutir coletivamente suas idéias em classe.
Keywords: Etnomatemática
Matemática escolar
Series/Report no.: Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
ISSN: 2317-5125
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1475/2054
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1475
Appears in Collections:Artigos - Amaz RECM/UFPA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_EtnomatematicaIntermediadoraConhecimento.pdf581,55 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons