Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11008
metadata.dc.type: Tese
Issue Date: 22-Apr-2019
metadata.dc.creator: CARVALHO, Evelyn Gabbay Alves
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
metadata.dc.contributor.advisor1: BLANCO, Claudio José Cavalcante
metadata.dc.contributor.advisor2: DUARTE, André Augusto Azevedo Montenegro
Title: Metodologia para estimativa do valor da externalidade perda na atividade pesqueira em usinas hidrelétricas
Other Titles: Methodology for estimating the value of externatlity loss in fishing activity in hydroelectric power plants
Citation: CARVALHO, Evelyn Gabbay Alves. Metodologia para estimativa do valor da externalidade perda na atividade pesqueira em usinas hidrelétricas. 2019. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Belém, 2019. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia. 22.02.2019: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11008. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Sabendo-se que a concepção, projeto, construção e operação de grandes hidrelétricas, empreendimentos tão recorrentes na Amazônia brasileira, demandam grandes recursos humanos, tecnológicos e financeiros e também impactam e alteram significativamente os locais em que são implantados, neste trabalho se demonstra que é absolutamente necessário que sejam realizadas avaliações fundamentadas, na ciência e na boa técnica, das externalidades provenientes da geração de energia hidrelétrica, para que seja definido o custo real da energia gerada de maneira consistente e correta. Para isso foi desenvolvida metodologia capaz de contabilizar o custo das externalidades de usinas hidrelétricas. O estudo se restringiu a valoração da externalidade proveniente da perda na atividade pesqueira, escolhida dentre inúmeras identificadas na literatura por ser a atividade econômica praticada por significativa parcela da população afetada pelas usinas hidrelétricas, portanto com relevância econômica e, principalmente, social. Foi utilizado o Método do Custo de Oportunidade e Análise de Séries Temporais para fazer previsões. Somente a valoração desta externalidade, que não foi realizada quando dos Estudos de Impacto Ambiental e de Viabilidade Econômica, o custo da energia aumentou entre 1,7 % e 2%, apontando a necessidade de calcular esta e todas as outras externalidades geradas pela implantação de uma UHE e incorporar seus reais valores ao custo, para que o empreendimento seja sustentável, equilibrado e viável, e, que possibilite a comparação realista com outras fontes de geração de energia.
Keywords: Externalidade
Atividade pesqueira
Hidrelétrica
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: TRANSFORMAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA PESQUEIRA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Teses em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia (Doutorado) - PRODERNA/ITEC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_MetodologiaEstimativaValor.pdf4,49 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons