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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 5-Feb-2019
metadata.dc.creator: NANEZ, Otto Jorge da Silva
metadata.dc.description.affiliation: SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação
metadata.dc.contributor.advisor1: FERREIRA, Eliana Ramos
Title: Narrativas e conhecimentos históricos substantivos: um estudo com alunos do 9º ano do município de Tailândia/PA
Citation: NANEZ, Otto Jorge da Silva. Narrativas e conhecimentos históricos substantivos: um estudo com alunos do 9º ano do município de Tailândia/PA. 2019. Orientadora: Eliana Ramos Ferreira. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11136. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo do estudo foi compreender como estudantes do ensino fundamental mobilizam elementos e operações do pensamento histórico quando desafiados a narrar à história da escravidão negra no Brasil. A tarefa enfrentada pelos sujeitos da pesquisa provocou uma série de movimentos cognitivos: selecionar acontecimentos, personagens, espaços e conceitos na longa temporalidade, interpretá-los e articulá-los num relato explicativo e coerente. Para alcançar os objetivos propostos, a investigação dialogou com as teorias do historiador Jörn Rüsen e com as reflexões do campo da Educação Histórica, discutindo as especificidades da narrativa na produção do conhecimento histórico e sua relação com a aprendizagem histórica e a formação do pensamento/consciência histórica. No percurso metodológico de caráter qualitativo buscou-se articular os aportes de Rüsen com referenciais oriundos de pesquisas empíricas de modo que subsidiassem a análise do material recolhido. Participaram do estudo vinte e três estudantes de uma turma de 9º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guaraci Mendes, município de Tailândia, Pará. Foi realizada a descrição e análise dos marcadores históricos (conteúdos substantivos, agentes históricos, espaciais e temporais), caracterizados como conceitos históricos substantivos estruturantes e a forma como se articulam nas narrativas coletadas. A análise e reflexão possibilitaram evidenciar a forma como os estudantes apreendem os seus conhecimentos históricos sobre o conceito histórico substantivo escravidão negra no Brasil, como mobilizam os marcadores históricos e noções básicas do pensamento histórico como as de explicação, causalidade e relações entre as dimensões temporais, que podem auxiliar pesquisadores e professores na tarefa de compreender os processos de formação do pensamento e da consciência histórica.
Abstract: The aim of the study was to understand how elementary school students mobilize elements and operations of historical thought when challenged to narrate the history of black slavery in Brazil. The task faced by the research subjects provoked a series of cognitive movements: selecting events, characters, spaces and concepts in the long temporality, interpreting them and articulating them in an explanatory and coherent account. To achieve the proposed objectives, the investigation dialogued with the theories of the historian Jörn Rüsen and with the reflections of the field of historical education, discussing the specificities of the narrative in the production of historical knowledge and its relationship with the Historical learning and the formation of historical thought/consciousness. In the methodological course of qualitative nature, we attempted to articulate the contributions of Rüsen with referential from empirical researches in order to subside the analysis of the collected material. Twenty-three students from a 9th grade class from a municipal school in Thailand, Pará, participated in the study. The description and analysis of historical markers (substantive content, historical, spatial and temporal agents), characterized as structural substantive historical concepts and the way they articulate in the collected narratives were performed. The analysis and reflection made it possible to highlight the way students apprehend their historical knowledge about the historical concept of black slavery in Brazil, how they mobilize historical markers and basic notions of thought Historical as those of explanation, causality and relations between the temporal dimensions, which can help researchers and teachers in the task of understanding the processes of formation of thought and historical consciousness.
Keywords: Narrativas históricas
Conceitos substantivos
Escravidão negra
Historical narratives
Substantive concepts
Black slavery
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO DE HISTÓRIA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: SABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DA MEMÓRIA
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Universitário de Ananindeua
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

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