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metadata.dc.type: Tese
Issue Date: 24-May-2018
metadata.dc.creator: SANTOS, Alinnie Oliveira Andrade
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
metadata.dc.contributor.advisor1: FURTADO, Marli Tereza
Title: A figuração da mulher em Dalcídio Jurandir: entre o desamparo, a opressão e a transgressão
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: SANTOS, Alinnie Oliveira Andrade. A figuração da mulher em Dalcídio Jurandir: entre o desemparo, a opressão e a transgressão. Orientadora: Marlí Tereza Furtado. 2019. f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11199. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Dalcídio Jurandir (1909-1979), escritor brasileiro, publicou onze romances, dez dos quais compõem o chamado Ciclo do Extremo Norte: Chove nos Campos de Cachoeira (1941), Marajó (1947), Três Casas e um Rio (1958), Belém do Grão Pará (1960), Passagem dos Inocentes (1963), Primeira Manhã (1967), Ponte do Galo (1971), Os Habitantes (1976), Chão dos Lobos (1976) e Ribanceira (1978), que tematizam sobre o homem e os costumes da região amazônica. Apesar de nessas obras homens ocuparem a posição de protagonistas, impressiona o grande número de personagens femininas que colaboram para o desenvolvimento das narrativas, contribuindo de forma marcante para a construção dos enredos e dos dramas presentes na obra. Esta tese, portanto, objetiva analisar as personagens femininas do referido Ciclo, agrupando-as conforme a situação social em que se encontram. Sendo assim, criamos as seguintes categorias de análise: desamparo, opressão e transgressão, as quais não são excludentes entre si, mas defendemos neste trabalho que as personagens transitam entre essas três categorias. Para tanto, fizemos uso dos trabalhos de BRAIT (2006), ROSENFELD (2011), CANDIDO (2011), WOOD (2011), REIS (2015) para refletir sobre a personagem de ficção; CASTELO BRANCO e BRANDÃO (1989), BRANDÃO (2006), ZOLIN (2009) e ZINANI (2013), para pensar a relação entre mulher e literatura e os estudos de RAGO (2011), SAFFIOTI (2013), ALAMBERT (2004), LENIN (1979), BEAUVOIR (2009), os quais nos possibilitaram compreender as questões relativas à mulher, bem como sobre as relações de gênero. Das dezesseis personagens analisadas, seis, predominantemente, estão na categoria do desamparo, das quais se destacam: Orminda, D. Inácia e Lucíola; três na opressão, tendo como destaque Felícia e sete na transgressão, das quais se destacam: Alaíde, D. Amélia e Isaura. Investigar, pois, a personagem feminina dos romances produzidos por Dalcídio Jurandir, os quais possuem como forte aspecto a denúncia social, nos ajuda a desvelar a sociedade brasileira do início do século passado, assim também como essa sociedade foi retratada pela literatura brasileira.
Abstract: Dalcídio Jurandir (1909-1979), Brazilian writer, published eleven novels, ten of which make it part of the called Ciclo do Extremo Norte: Chove nos campos de Cachoeira (1941), Marajó (1947), Três casas e um rio (1958), Belém do Grão Pará (1960), Passagem dos Inocentes (1963), Primeira manhã (1967), Ponte do Galo (1971), Os Habitantes (1976), Chão dos Lobos (1976) and Ribanceira (1978) that thematize about man and the Amazon region customs. Even though in these novels men occupy the position of protagonists, it impresses the great number of female characters that collaborate for the development of the narratives, contributing in a hard way to the construction of the plots and the dramas present in the work. This thesis, therefore, it aims to analyze the female characters of the called Cycle, grouping them according to the social situation in which they are. Futhermore, we create the following categories of analysis: helplessness, oppression and transgression, which are not mutually exclusive, but we argue in this work that the characters pass between these three categories. For that, we used as reference the works of BRAIT (2006), ROSENFELD (2011), CANDIDO (2011), WOOD (2011), REIS (2015) to reflect on the fictional character; CASTELO BRANCO and BRANDÃO (1989), BRANDÃO (2006), ZOLIN (2009) and ZINANI (2013), thinking about the relation between woman and literature and the studies of RAGO (2011), SAFFIOTI (2013), ALAMBERT (2004), LENIN (1979), BEAUVOIR (2009), which enabled us to understand the issues of women as well as gender relations. From the sixteen women characters analyzed, six, predominantly, are in the category of helplessness, of which they stand out: Orminda, D. Inacia and Lucíola; three are in oppression, and Felicia and seven of them are in the transgression, of which stand out: Alaíde, D. Amélia and Isaura.Investigating, therefore, the female character of the novels produced by Dalcídio Jurandir, which have a strong social denunciation aspect, helps us to care for Brazilian society at the beginning of the last century, as well as how this society was portrayed in Brazilian literature.
Keywords: Personagem feminina
Jurandir, Dalcídio, 1909-1979-Crítica e interpretação
Mulheres na literatura
Literatura - História e crítica
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ESTUDOS LITERÁRIOS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: LITERATURA: INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
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