Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11207
Compartilhar:
Type: Dissertação
Issue Date: 29-Jan-2019
Authors: FREIRE, William Fonseca
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
First Advisor: ALMEIDA, Conceição Maria Rocha de
Title: Narrativas amazônicas no ensino de História: dos livros didáticos às visões de alunos do ensino médio
Citation: FREIRE, William Fonseca. Narrativas amazônicas no ensino de História: dos livros didáticos às visões de alunos do ensino médio. Orientadora: Conceição Maria Rocha de Almeida. 2019. 176 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11207. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho, vinculado a linha de pesquisa Linguagens e Narrativas históricas: Produção e Difusão, objetiva pesquisar, interpretar e analisar as narrativas amazônicas no Ensino da História, dos livros didáticos às visões de alunos do Ensino Médio. Para tal, parte de uma pesquisa ação, de cunho qualitativo e do tipo bibliográfico, cujo corpus compõe-se dos construtos teóricos de Rüsen (2011), Choppin (2004), Bittencourt (1993), Munakata (1997), entre outros, os quais fomentam discussões acerca de diversas abordagens do livro didático no Ensino da história, além de pontuarem o livro enquanto produto cultural. Ainda, conta com as análises dos alunos do Ensino Médio, a partir do estabelecimento de debates, oficinas para a escolha do livro didático e sua consideração enquanto objeto de abordagem historiográfica, sobretudo, em relação a construção do elemento regional e sua interferência nas narrativas do material didático em questão, especificamente, o conceito de região amazônica e sua historicidade. O produto deste estudo concentra-se na produção participativa de site contendo o percurso e o caminhar, a desconstrução e a reconstrução de novas leituras das escritas da história da Amazônia.
Abstract: This work, linked to the line of research Historical Languages and Narratives: Production and Diffusion, aims to research, interpret and analyze Amazonian narratives in Teaching History, from textbooks to visions of high school students. For this, part of an action research, qualitative and bibliographical type, whose corpus is composed of the theoretical constructs of Rüsen (2011), Choppin (2004), Bittencourt (1993), Munakata (1997), among others. which foster discussions about various textbook approaches in Teaching History, as well as punctuating the book as a cultural product. Still, it counts on the analysis of the students of the High School, from the establishment of debates, workshops for the choice of the didactic book and its consideration as object of historiographical approach, mainly, in relation to the construction of the regional element and its interference in the narratives of the material in question, specifically, the concept of the Amazon region and its historicity. The product of this study concentrates on the participatory production of a site containing the course and the walk, deconstruction and reconstruction of new readings of the writings of the history of the Amazon.
Keywords: Narrativas de jovens
Amazônia
Ensino de História
Livro didático
Concentration Area: ENSINO DE HISTÓRIA
Research Line: ENSINO DE HISTÓRIA: NARRATIVAS E LINGUAGENS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Campus Universitário de Ananindeua
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
Source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_NarrativasAmazonicasEnsino.pdf5.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.