Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/11271
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 4-may-2016
Autor(es): LOURENÇO, Reginaldo do Socorro da Silva
metadata.dc.description.affiliation: Prefeitura Municipal de Breves
Primer Orientador: SILVA, Fábio Carlos da
Primer Coorientador: SILVA, José Bittencourt da
Título : Educação do campo e unidades de conservação de uso sustentável: um estudo a partir da Casa Familiar Rural da Reserva Extrativista Mapuá, município de Breves, arquipélago do Marajó, estado do Pará
Citación : LOURENÇO, Reginaldo do Socorro da Silva. Educação do campo e unidades de conservação de uso sustentável: um estudo a partir da Casa Familiar Rural da Reserva Extrativista Mapuá, município de Breves, arquipélago do Marajó, estado do Pará. Orientador: Fábio Carlos da Silva. 2016. 137 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11271. Acesso em:.
Resumen: Este trabalho volta-se para o estudo sobre a educação do campo em unidades de conservação de uso sustentável a partir da experiência da Casa Familiar Rural (CFR) na Reserva Extrativista Mapuá, no município de Breves, arquipélago do Marajó, estado do Pará. Analisa a educação do campo, a partir de seu extenso histórico de conquistas e sua importância como política pública através da Casa Familiar Rural na Reserva Extrativista, enfatizando a concepção de organização social na oferta da educação do campo e da sua relação com a Sociedade Civil e com o Estado em todas as suas esferas. Seu objetivo principal é analisar a política de educação na Reserva Extrativista Mapuá, a partir do ano de 2011, com a implantação da Casa Familiar Rural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos passos metodológicos foram os seguintes: revisão bibliográfica; levantamento de documentação oficial e acadêmica, publicadas ou não, e visita ao local para aplicação de entrevistas semiestruturadas à 15(quinze) sujeitos, entre eles; moradores da RESEX, lideranças comunitárias e sindicais, gestores, alunos, ex-alunos, professores e ex-professores da CFR. As questões norteadoras partem das seguintes indagações: Como se avalia o acesso e o atendimento da educação na Reserva Extrativista Mapuá? Como se avalia o acesso à educação e o ensino em relação à Casa Familiar Rural? Se há percepção de melhoria no atendimento à educação na RESEX após a implantação da Casa Familiar Rural e quais mudanças são observadas no comportamento e na vida dos alunos após adentrarem na mesma? O estudo demonstrou que a CFR de Breves, a partir de sua implantação no espaço da RESEX Mapuá, e através da sua rede de parcerias com governos, organizações não governamentais (ONG’s) e com a comunidade local, tem influenciado positivamente na execução da política de educação do campo dentro da Unidade de Conservação e em todo o município de Breves, constituindose como uma importante referência no processo de transformação social
Resumen : This work turns to the study of rural education in units of conservation of sustainable use starting from the experience of the Rural Family House (RFH)Casa Familiar Rural (CFR) of Breves at Mapuá Extractive Reserve, at the municipality of Breves, at archipelago of Marajó, state of Pará. It analyzes the rural education, from its extensive progress and achievements history, its importance as a public policy through the Rural Family House at the Mapuá Extractive Reserve, emphasizing the concept of social organization in provision of rural education and its relationship with civil society and the State in all its spheres. Its main objective is to analyze education policy in the Mapuá Extractive Reserve, from the year 2011, with the implementation of the Rural Family House. This is a qualitative research whose methodological steps are as follows: bibliographycal review; gathering official and academic documents, published or not, and on-site visit for semi-structured interviews that will be applied to fifteen (15) individuals, including; Mapuá Extractive Reserve residents, community and union leaders, managers, students, alumni, teachers and former teachers of RFH. The guiding questions start from the following enquiries: How is the access and education service in the Mapuá Extractive Reserve evaluated? How is evaluated the access to education and teaching regard to the Rural Family House? If there is improving awareness of service to education at the Extractive Reserve after the implementation of the Rural Family House and what changes are observed in the students life and behavior after step into the Rural Family House? The study showed that the Breves Rural Family House, from their effective implementation within the Mapuá Extractive Reserve, and through its network of partnerships with governments, non-governmental organizations (NGOs) and the local community has positively influenced the execution of rural education policy within the Mapuá Reserve and throughout the municipality of Breves, constituting also as an important reference in the process of social transformation
Palabras clave : Educação Rural - Breves (PA)
Reserva Extrativista Mapuá - Educação - Breves (PA)
Casa Familiar Rural de Breves
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: GESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTO
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Dissertações em Gestão Pública (Mestrado) - PPGGP/NAEA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_EducacaoCampoUnidades.pdf3,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons