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dc.creatorSOUSA, Taize Borges-
dc.creatorMALHEIRO, João Manoel da Silva-
dc.date.accessioned2019-07-09T13:21:49Z-
dc.date.available2019-07-09T13:21:49Z-
dc.date.issued2019-03-
dc.identifier.citationSOUSA, Taize Borges, MALHEIRO, João Manoel da Silva. Análise das técnicas argumentativas da teoria da argumentação a partir da aprendizagem baseada em problemas em um curso de férias. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciência (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 21, p. 1-22, mar.2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172019210109. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11335 . Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1983-2117pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11335-
dc.description.abstractWith the aim to analyze the context of a Vacation Course (VC), within its problem-based learning (PBL) methodology, we identified characteristics and applied argumentative techniques that positively influence its construction process. Based on the Argumentation Treaty (AT) of Perelman (1987) and studies on VC with a PBL perspective. Data were analyzed from the transcription of six video-recorded social interactive activities of the VC, conducted by licensed instructors. The results have shown that the argumentative techniques as described by the AT could be identified in the VC, especially when it presents compatible features with the notions of audience, orator and the scope of discussion proposed by Perelman. In addition, the frequent use of the argumentative techniques of causal relationships is related to the need that the licensed instructors have of explaining and justifying the experiments and the conclusions achieved during the VC activities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172019000100304&lng=pt&nrm=isopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
dc.subjectPerelmanpt_BR
dc.titleAnálise das técnicas argumentativas da teoria da argumentação a partir da aprendizagem baseada em problemas em um curso de fériaspt_BR
dc.title.alternativeAnálisis de las técnicas argumentativas de la teoría de argumentación a partir del aprendizaje basado en problemas en un curso de vacacionespt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the argumentation theory’s argumentative techniques from the problem-based learning in a vacation coursept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0020141301819176pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7502225344402729pt_BR
dc.citation.volume21pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage22pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172019210109 pt_BR
dc.description.resumoObjetivando analisar o contexto de um Curso de Férias (CF), cuja metodologia é uma adaptação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), buscamos a partir de Perelman (1987) identificar técnicas argumentativas e características deste curso que possam favorecer sua construção. Para isso, nos embasamos em Perelman com o Tratado da Argumentação (TA) e nas pesquisas que analisam o CF na perspectiva da ABP. Os dados foram analisados de videogravações transcritas de seis licenciandos durante a socialização das atividades no CF. Os resultados evidenciam que as técnicas argumentativas descritas no TA podem ser identificadas no CF quando este apresenta características compatíveis com as noções de auditório, orador e com os âmbitos da argumentação propostas por Perelman. E que o frequente uso da técnica argumentativa de vínculo causal está associada às necessidades que os licenciandos têm em explicar e justificar os experimentos e as conclusões alcançadas ao longo das atividades do curso.pt_BR
dc.description.resumenCon el objetivo de analizar el contexto de un Curso de Vacaciones (CV), cuya metodología es una adaptación del Aprendizaje Basado en Problemas (ABP), buscamos, a partir de Perelman (1987), identificar las técnicas argumentativas y las características propias de este curso que puedan favorecer su construcción. Para ello, nos basamos en el Tratado de Argumentación (TA) de Perelman y en las investigaciones que analizan el CV desde la perspectiva del ABP. El análisis de datos surge a partir de las grabaciones transcritas de seis estudiantes de licenciatura durante la socialización de las actividades del CV. Los resultados evidencian que las técnicas argumentativas descritas en el TA pueden ser identificadas en el CV cuando éste presenta características compatibles con las nociones de auditorio y orador, y con los ámbitos de la argumentación propuestas por Perelman. Además, se evidencia que el frecuente uso de la técnica argumentativa de vínculo causal está asociado a las necesidades que los estudiantes de licenciatura tienen de explicar y justificar los experimentos y las conclusiones alcanzadas a lo largo de las actividades del curso.pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
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