Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11501
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 31-Jul-1989
metadata.dc.creator: SANTOS, Ana Lúcia Blanc dos
metadata.dc.contributor.advisor1: LIMA, Waterloo Napoleão de
Title: A espectografia de absorção infra-vermelha no estudo de alterações geoquímicas de minerais de cobre e silicatos associados (Região da Serra dos Carajás-Pa)
metadata.dc.description.sponsorship: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Citation: SANTOS, Ana Lúcia Blanc dos. A espectografia de absorção infra-vermelha no estudo de alterações geoquímicas de minerais de cobre e silicatos associados (Região da Serra dos Carajás-Pa). Orientador: Waterloo Napoleão de Lima. 1989. 98 f. Dissertação (Mestrado em Geologia e Geoquímica) – Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 1989. Disponível em: . Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Trabalhando com amostras oriundas de três ocorrências de cobre da região da Serra dos Carajás (Salobo 3A, projeto Bahia e Serra Verde), procedeu-se à caracterização químico mineralógica de porções de rochas (fresca e alterada), previamente separadas manualmente, na tentativa de se obter minerais, tanto quanto possível, isolados ou associados entre si, usando o calculo estequiométrico para relacionar elementos químicos e minerais nas situações mais adequadas. O referido estudo foi acompanhado de investigação através da espectrografia de absorção infravermelha, onde os espectros foram registrados na região de 4000 a 600 cm-l, o que permitiu distinguir aspectos relacionados com a água de constituição (notadamente grupos OH-), cristalinidade das espécies, ratificação de minerais já detectados e identificação de outras espécies quimicas. Além disso, foi possível avaliar transformações ocorridas envolvendo minerais de cobre, tais como a malaquita, a brochantita, a pseudomalaquita, e, ainda, espécies de silicato (anfibólio, filossilicato). Tais resultados possibilitaram um estudo geoquímico do cobre e elementos associados, no que diz respeito ao controle de distribuição dos elementos químicos associados à mineralogia, à litologia. às características ácidas, básicas. Oxidantes e redutoras do ambiente geológico e ao enriquecimento supergênico, em condições mais enérgicas (clima de floresta equatorial).
Keywords: Geoquímica
Análise espectral
Espectroscopia de infravermelho
Serra dos Carajás - PA
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Geociências
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Geologia e Geoquímica (Mestrado) - PPGG/IG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_EspectroscopiaAbsorcaoInfra-vermelha.pdf25,14 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons