Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11587
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 13-Dec-2018
metadata.dc.creator: PINHEIRO, Lucilia Lúbia de Sousa
metadata.dc.description.affiliation: CEG - Casa de Estudos Germânicos
metadata.dc.contributor.advisor1: PRESSLER, Gunter Karl
Title: Cinzas do Norte, de Milton Hatoum, um romance de formação
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: PINHEIRO, Lucilia Lúbia de Sousa. Cinzas do Norte, de Milton Hatoum, um romance de formação. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11587. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo apresenta a obra Cinzas do Norte (2005), do escritor Milton Hatoum, à luz do conceito de Bildungsroman (romance de formação). Primeiramente, observa-se o que R.Selbmann (1994) considera a ―instância obrigatória‖ de um romance de formação, a presença da formação (escolar e/ou profissional). Para situar o leitor no âmbito da discussão sobre o romance de formação, são discutidos os estudos produzidos no Brasil e no contexto amazônico sobre obras que se caracterizam como um romance de formação/educação. No segundo momento o estudo desdobra-se sobre a forma estrutural do romance no que diz respeito ao narrador, enredo, tempo e espaço. Visualiza a possibilidade de leitura da obra de Hatoum, a partir da temática da formação. O estudo traz ainda a recepção da obra, ressaltando o aspecto memorialístico apontado pela crítica.
Abstract: The present study shows the novel Cinzas do Norte (2005), from the writer Milton Hatoum, according to the Bildungsroman concept.Firstly, this work is foccussed on what R.Selbmann (1994) considers the ―obrigatory instance‖ of a Bildungsroman such as the presence of the formation(scholar or professional). To include the reader into this discussion the studies produced in Brazil and into the Amazon context are approached, taking novels characterized as Bildungsroman in therms of formation or education. In the second place the study is about the structural form of the novel related to narrator,plot, time and space. Brings the possibility of lecture of the Hatoum‘s novel starting with the point of formation. This study brings also the reception of the novel, emphasizing the memorialistic aspect point by the critic.
Keywords: Hatoum, Milton - 1952- Cinzas do norte - Crítica e interpretação
Literatura brasileira (Amazonas) - História e crítica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_CinzasNorteMilton.pdf980,32 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons