Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11587
Tipo: Dissertação
Data do documento: 13-Dez-2018
Autor(es): PINHEIRO, Lucilia Lúbia de Sousa
Afiliação do(s) Autor(es): CEG - Casa de Estudos Germânicos
Primeiro(a) Orientador(a): PRESSLER, Gunter Karl
Título: Cinzas do Norte, de Milton Hatoum, um romance de formação
Agência de fomento: 
Citar como: PINHEIRO, Lucilia Lúbia de Sousa. Cinzas do Norte, de Milton Hatoum, um romance de formação. Orientador: Gunter Karl Pressler. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11587. Acesso em:.
Resumo: O presente estudo apresenta a obra Cinzas do Norte (2005), do escritor Milton Hatoum, à luz do conceito de Bildungsroman (romance de formação). Primeiramente, observa-se o que R.Selbmann (1994) considera a ―instância obrigatória‖ de um romance de formação, a presença da formação (escolar e/ou profissional). Para situar o leitor no âmbito da discussão sobre o romance de formação, são discutidos os estudos produzidos no Brasil e no contexto amazônico sobre obras que se caracterizam como um romance de formação/educação. No segundo momento o estudo desdobra-se sobre a forma estrutural do romance no que diz respeito ao narrador, enredo, tempo e espaço. Visualiza a possibilidade de leitura da obra de Hatoum, a partir da temática da formação. O estudo traz ainda a recepção da obra, ressaltando o aspecto memorialístico apontado pela crítica.
Abstract: The present study shows the novel Cinzas do Norte (2005), from the writer Milton Hatoum, according to the Bildungsroman concept.Firstly, this work is foccussed on what R.Selbmann (1994) considers the ―obrigatory instance‖ of a Bildungsroman such as the presence of the formation(scholar or professional). To include the reader into this discussion the studies produced in Brazil and into the Amazon context are approached, taking novels characterized as Bildungsroman in therms of formation or education. In the second place the study is about the structural form of the novel related to narrator,plot, time and space. Brings the possibility of lecture of the Hatoum‘s novel starting with the point of formation. This study brings also the reception of the novel, emphasizing the memorialistic aspect point by the critic.
Palavras-chave: Hatoum, Milton - 1952- Cinzas do norte - Crítica e interpretação
Literatura brasileira (Amazonas) - História e crítica
Área de Concentração: ESTUDOS LITERÁRIOS
Linha de Pesquisa: LITERATURA, INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_CinzasNorteMilton.pdf980,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons