Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11587
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 13-Dez-2018 |
Autor(es): | PINHEIRO, Lucilia Lúbia de Sousa |
Afiliação do(s) Autor(es): | CEG - Casa de Estudos Germânicos |
Primeiro(a) Orientador(a): | PRESSLER, Gunter Karl |
Título: | Cinzas do Norte, de Milton Hatoum, um romance de formação |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | PINHEIRO, Lucilia Lúbia de Sousa. Cinzas do Norte, de Milton Hatoum, um romance de formação. Orientador: Gunter Karl Pressler. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11587. Acesso em:. |
Resumo: | O presente estudo apresenta a obra Cinzas do Norte (2005), do escritor Milton Hatoum, à luz do conceito de Bildungsroman (romance de formação). Primeiramente, observa-se o que R.Selbmann (1994) considera a ―instância obrigatória‖ de um romance de formação, a presença da formação (escolar e/ou profissional). Para situar o leitor no âmbito da discussão sobre o romance de formação, são discutidos os estudos produzidos no Brasil e no contexto amazônico sobre obras que se caracterizam como um romance de formação/educação. No segundo momento o estudo desdobra-se sobre a forma estrutural do romance no que diz respeito ao narrador, enredo, tempo e espaço. Visualiza a possibilidade de leitura da obra de Hatoum, a partir da temática da formação. O estudo traz ainda a recepção da obra, ressaltando o aspecto memorialístico apontado pela crítica. |
Abstract: | The present study shows the novel Cinzas do Norte (2005), from the writer Milton Hatoum, according to the Bildungsroman concept.Firstly, this work is foccussed on what R.Selbmann (1994) considers the ―obrigatory instance‖ of a Bildungsroman such as the presence of the formation(scholar or professional). To include the reader into this discussion the studies produced in Brazil and into the Amazon context are approached, taking novels characterized as Bildungsroman in therms of formation or education. In the second place the study is about the structural form of the novel related to narrator,plot, time and space. Brings the possibility of lecture of the Hatoum‘s novel starting with the point of formation. This study brings also the reception of the novel, emphasizing the memorialistic aspect point by the critic. |
Palavras-chave: | Hatoum, Milton - 1952- Cinzas do norte - Crítica e interpretação Literatura brasileira (Amazonas) - História e crítica |
Área de Concentração: | ESTUDOS LITERÁRIOS |
Linha de Pesquisa: | LITERATURA, INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Letras e Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_CinzasNorteMilton.pdf | 980,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons