Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11588
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 18-Feb-2019
metadata.dc.creator: LÓPEZ, Catalina Henao
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
metadata.dc.contributor.advisor-co1: CARRERA, Carlos Cernanda
Title: Autorreflexão para uma consciência do clima relacional em sala de aula: estudo de caso com professores de Língua estrangeira
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: LÓPEZ, Catalina Henao. Autorreflexão para uma consciência do clima relacional em sala de aula: estudo de caso com professores de Língua estrangeira. 2019. f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11588. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho visa investigar a autorreflexão docente como meio para conscientizar professores de língua estrangeira sobre a influência do clima socioemocional na aprendizagem. Para tal fim, foi desenvolvido um instrumento denominado Guia de autorreflexão para professores de língua estrangeira, entregue aos docentes participantes. A leitura do guia levou-os a refletir sobre sua própria prática. Os fundamentos teóricos da pesquisa baseiam-se em estudos sobre autorreflexão na docência, como os conduzidos por Dewey (1933), Carr e Kemmis (1986), Zwozdiak-Myers (2011; 2018), entre outros, assim como em estudos sobre o clima relacional como elemento facilitador da aprendizagem (ABREU; MASETTO, 1985; ROGERS, 1996; ARNOLD, 2005). O objetivo da pesquisa foi compreender a influência da autorreflexão na consciência do clima relacional docente, suscitado pelo guia. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, usado para analisar e interpretar o fenômeno estudado dentro de seu contexto real. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com cujas respostas foi possível depreender o comportamento reflexivo dos docentes participantes e identificar o efeito do guia nas suas percepções e práticas. Enfim, observou-se que a utilização do guia levou os professores a repensarem seus comportamentos e ações em sala de aula com o intuito de potencializar as capacidades de seus alunos. Ao final, aponta-se a importância de continuar propiciando práticas reflexivas aos professores de língua estrangeira como estratégia para fomentar a educação continuada e melhorar a qualidade docente.
Abstract: This work aims to investigate teacher self-reflection as a way to raise awareness among foreign language teachers about the influence of social-emotional climate on learning. To this end, an instrument called the Self-Reflection Guide for Foreign Language Teachers was elaborated and given to participating teachers. Reading the guide led them to reflect on their own practice. The theoretical foundations of the research are based on studies of self-reflection in teaching, such as those conducted by Dewey (1933), Carr and Kemmis (1986), Zwozdiak-Myers (2011, 2018), among others, as well as in studies on relationship climate as a facilitator of learning (ABREU; MASETTO, 1985; ROGERS, 1996; ARNOLD, 2005). The objective of the research was to understand the influence of self-reflection on the teacher's consciousness about relationship climate, raised by the guide. The research method used was the case study, used to analyze and interpret the phenomenon studied within its real context. The data collection instrument was a questionnaire with the answers of which it was possible to understand the reflective behavior of the participating teachers and to identify the effect of the guide on their perceptions and practices. Finally, it was observed that the use of the guide led teachers to rethink their behavior and actions in the classroom in order to potentialize the abilities of their students. In the end, it is pointed out the importance of continuing to provide reflective practices to foreign language teachers as a strategy to foster continued education and improve teacher quality.
Keywords: Línguas modernas - Estudo e ensino
Professores de língua - Formação
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ESTUDOS LINGUÍSTICOS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕES
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_AutoorreflexaoParaCosnciencia.pdf1,85 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons