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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 24-May-2016
metadata.dc.creator: MOTA, Fabíola Cardoso da
metadata.dc.contributor.advisor1: ROLLNIC, Marcelo
Title: Avaliação do modelo hidrodinâmico SMC: uma aplicação na Costa Norte Brasileira
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: MOTA, Fabíola Cardoso da. Avaliação do modelo hidrodinâmico SMC: uma aplicação na Costa Norte Brasileira. Orientador: Marcelo Rollnic. 2016. 72 f. Dissertação (Mestrado em Geofísica) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11671. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Os ambientes costeiros são altamente dinâmicos por serem palco da atuação de complexos processos que ocorrem na transição entre o oceano e o continente. As mudanças na zona costeira em resposta às alterações climáticas resultam em diversos impactos, causando declínio nos valores econômicos, ecológicos, ambientais e de subsistência. O gerenciamento costeiro integrado é um processo que pode ser definido como sendo contínuo e dinâmico, no qual decisões são tomadas para o uso sustentável, desenvolvimento e proteção dos recursos das áreas costeiras e marinhas. A principal meta do gerenciamento costeiro integrado é melhorar a qualidade de vida das comunidades humanas que dependem dos recursos costeiros, levando em consideração a manutenção da diversidade biológica e a produtividade dos seus ecossistemas. O Sistema de Modelagem Costeiro (SMCBrasil), foi introduzido no Brasil, pelo Ministério do Meio Ambiente, com o intuito de padronizar a modelagem em toda a Costa do País. Este trabalho objetiva testar, avaliar e comparar as ferramentas do Modelo hidrodinâmico do SMCBrasil à Costa Norte do Brasil (Praia da Princesa-Ilha de Algodoal), através de métodos simples dessa ferramenta, com a finalidade de ampliar o conhecimento dos processos costeiros que governam essa região através da modelagem. A fim de entender os processos envolvidos na área de estudo, a metodologia consistiu em coletar dados de campo para conhecer a intensidade dos parâmetros costeiros da região. Foi desenvolvido 6 casos no modelo que representassem as teorias de onda (Linear, Stokes e Composto) e de transporte sedimentar (Bailard e Soulsby) para dois instantes de maré: baixa-mar e preamar. Foram criadas duas malhas na área de estudo, e escolhido um ponto de entrada que melhor se adequasse a ela e as condições limites do modelo. Dentre as formulações estudadas, as ondas propagadas pela teoria Composta foram as que melhor representaram a área de estudo em questão, e o transporte de sedimentos simulado pela teoria de Soulsby sofreu menos interferência da interpolação do que o de Bailard, uma vez que considera o transporte de fundo e de suspensão. Os casos simulados neste trabalho foram baseados em condições de contorno que ocorrem com maior frequência no local, desta forma os resultados encontrados servem como base para entender como funciona os processos costeiros desse estudo de maneira geral.
Abstract: Coastal environments are highly dynamic because of complex processes that occur in the transition between the ocean and the continent. Climate changes induce changes in the coastal zone that cause decline in economic, environmental and subsistence values. The integrated coastal zone management is a continuous and dynamic process, in which decisions should be taken in order to sustainable development and protection of resources of coastal and marine areas. The main goal of integrated coastal zone management is to improve the life quality of human communities that are dependent of coastal resources, taking into account the maintenance of biological diversity and ecosystems productivity. The coastal modelling system called SMC Brazil was introduced in Brazil by the Ministry of Environment in order to standardize the modeling throughout the coastal zone of the country. This study aims to implement the model SMCBrasil in North Coast of Brazil (Princesa beach- Algodoal Island), evaluate it and analyze the hydrodynamic answers, in order to know more about coastal processes that govern this region. In order to understand the processes in the study area, the methodology consisted in collect in situ data to know about the intensity of coastal parameters. 6 cases were created in the model to represent the wave theories (Linear, Stokes and Composite) and sediment transport (Bailard and Soulsby) for two moments of tide: low tide and high tide. Two mesh grids were created in the study area, and one entry point that would fit better to it and the conditions limits of the model was chosen. The propagated waves by the composed theory represented the study area in question more than the others, and the simulated sediment transport simulated by Soulsby theory suffered less interference of interpolation than the Bailard, since it considers the bed transport and suspension. The simulated cases in this study were based on boundary conditions that more often occur on the study area, so the results can be used as a basin to understanding how the coastal processes occur in it in general way.
Keywords: Zona costeira amazônica
Modelagem
Alterações ambientais
Ilha de Marajó - PA
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: GEOFÍSICA MARINHA
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOFISICA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Geociências
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geofísica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
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