Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11687
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 17-Oct-1995
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, Fernanda Souza do
metadata.dc.contributor.advisor1: FENZL, Norbert
Title: Dinâmica da distribuição dos poluentes metálicos e orgânicos nos sedimentos de fundo dos canais de drenagem de Belém, Pa
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: NASCIMENTO, Fernanda Souza. Dinâmica da distribuição dos poluentes metálicos e orgânicos nos sedimentos de fundo dos canais de drenagem de Belém, Pa. Orientador: Norbert Fenzl. 1995. 127 f. Dissertação (Mestrado em Geologia e Geoquímica) – Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 1995. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11687. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Os canais de drenagem Quintino, Tamandaré, Reduto e Una localizam-se no centro urbano de Belém (PA), e são os principais receptores hídricos da carga de poluentes proveniente das atividades econômicas e domésticas da cidade. O objetivo do trabalho é o estudo da distribuição temporal (das estações climática seca de 1993 à chuvosa de 1994) e espacial (das diversas frações granulométricas dos sedimentos) dos poluentes matálicos (Rb, Be, Sr, Ba, Sc, Y, La, Ce, Th, U, Zr, V, Nb, Cr, Mo, W, Co, Ni, Cu, Ag, Zn, Cd, Hg, Ga, Sn, Pb, e Sb, incluindo C, N, As, S e Se) e orgânicos (hidrocarbonetos poli-aromáticos (PAH) derivados de combustão natural ou antropogênica tais como, fluoranteno, indeno (1,2,3-cd)pireno, benzo(b)fluoranteno, benzo(ghi)perileno, benzo(a)pireno, benzo(k)fluoranteno) nos sedimentos de fundo desses canais e do rio Guamá. O rio Guamá é a principal via de drenagem que contorna a parte sul de Belém, cujas concentrações dos metais e dos orgânicos dos sedimentos coletados são adotados como o background da área de studo. O procedimento analítico realizado para a identificação dos componentes químicos e sedimentológicos dessas amostras utilizou a fluorescência de raios X, análise elementar, análise sedimentológica e cromatografia líquida. Os resultados mostram significativas diferenças na composição química e mineralógica deses sedimentos. As concentrações de metais e orgânicos nas amostras dos canais são em média 40 % superiores no período de seca em relação ao período de chuvas. A distribuição dos metais é influenciada pela composição sedimentológica, mostrando a tendência de se acumular preferêncialmente nas frações finas (<40µm), enquanto os orgânicos mostram uma distribuição independente às frações granulométricas. Entretanto, ambos (os metais e os orgânicos), apresentam elevadas concentrações (entre 15 e 25% superiores) também nas frações mais grossas.
Keywords: Poluição
Metais pesados
Poluentes
Geoquímica ambiental
Sedimentos de fundo
Belém (PA)
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: GEOQUÍMICA E PETROLOGIA
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Geociências
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Geologia e Geoquímica (Mestrado) - PPGG/IG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_DinamicaDistribuicaoPoluentes.pdf187,59 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons