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dc.creatorSANTOS, Raquel Amorim dos-
dc.creatorSILVA, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e-
dc.date.accessioned2019-09-27T14:22:49Z-
dc.date.available2019-09-27T14:22:49Z-
dc.date.issued2014-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Raquel Amorim dos; SILVA, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e. Política curricular e relações raciais: inflexões preliminares nas produções da ANPED. Amazônica: Revista de Antropologia, Belém, v. 6, n. 1, p. 66-88, jun. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v6i1.1749. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11863. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.issn2176-0675pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11863-
dc.description.abstractThis study examines papers in the Proceedings of Annual Meetings (25th to 34th) of the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPED/GT-21), published in the section of racial relations and education in the period 2000-2011. The results reveal that the research on education and racial relations drive new meanings and the possibility of a democratic construction that builds on the recognition of ethnic and racial differences, which is imposed by the need for affirmative action policies, ai­ming at ensure access and equal treatment for persons of African descent in all spheres of social life.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofAmazônica - Revista de Antropologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttps://periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica/article/view/1749pt_BR
dc.subjectPolítica curricularpt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectANPEDpt_BR
dc.subjectCurriculum policyen
dc.subjectRacial relationsen
dc.subjectPolitique du programmefra
dc.subjectRelations racialesfra
dc.titlePolítica curricular e relações raciais: inflexões preliminares nas produções da ANPEDpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387666784015912pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7496714450612714pt_BR
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage66pt_BR
dc.citation.epage88pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v6i1.1749pt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisa artigos científicos publicados nos Anais das (Reuni­ões Anuais (25ª a 34ª) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pes­quisa em Educação (ANPED/GT-21), localizados na área das Relações “Raciais” e Educação, relativas ao período de 2000 a 2011. Os resultados revelam que as pesquisas sobre Educação e Relações “Raciais” impul­sionam novos sentidos e possibilidades de uma construção democrática que tenha por base o reconhecimento das diferenças étnico-raciais que se impõem pela necessidade de políticas afirmativas, visando assegurar condições de acesso e tratamento igualitário para os negros em todas as esferas da vida social.pt_BR
dc.description.resumeCette étude examine les productions figurant dans les Actes de la réunion annuelle (25e-34e) de l’Association nationale des études supérieures et de la recherche en éducation (ANPED/GT-21), dont la production scientifique est située dans le domaine des relations “raciales” et de l'éducation pour la pé­riode 2000-2011. Les résultats révèlent que la recherche sur l’éducation et les relations “raciales” motivent des nouvelles significations et possibilités d’une construction démocratique qui s’appuie sur la reconnaissance des différences etnico-raciales qui s’imposent par la nécessité de politiques de discrimination positive, qui visent à assurer des conditions d’accès et l’égalité de traitement pour les Noirs dans toutes les sphères de la vie sociale.fra
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-8365-8067pt_BR
Appears in Collections:Artigos - Amazônica/UFPA

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