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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 28-Feb-2019
metadata.dc.creator: CORRÊA, Daniel Rodrigues
metadata.dc.description.affiliation: Prefeitura Municipal de Augusto Corrêa
metadata.dc.contributor.advisor1: ABREU, Waldir Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0245-9072
Title: Formação de professores na Amazônia bragantina: um estudo sobre o PNAIC e a prática pedagógica em classes multisseriadas
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: CORRÊA, Daniel Rodrigues. Formação de professores na Amazônia bragantina: um estudo sobre o PNAIC e a prática pedagógica em classes multisseriadas. Orientador: Waldir Ferreira de Abreu. 2019. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11892. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O texto em tela, insere-se no campo da Educação do Campo e da Formação de Professores e apresenta os resultados da pesquisa intitulada “Formação de Professores na Amazônia Bragantina: um estudo sobre o PNAIC e a prática pedagógica em classes multisseriadas” que intenciona analisar a formação oferecida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) aos professores da Amazônia Bragantina e seus impactos na prática pedagógica de professores/as de classes multisseriadas. Para alcançar os objetivos propostos, realizou-se uma revisão bibliográfica nas literaturas e nos bancos de dados dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGED) das Universidades Federal e Estadual do Pará que tratam da temática e análise documental, as quais vem permeando todo o trabalho. A metodologia utilizada traz como abordagem a pesquisa qualitativa, por isso nos delimitamos na análise bibliográfica, documental, e na pesquisa de campo, tendo como lócus as vivências formativas e profissionais de 09 professores de escolas do campo de Bragança, Tracuateua e Augusto Corrêa, municípios que integram a Amazônia Bragantina. Na busca de uma proximidade com a realidade realizouse entrevistas a fim de estreitar o contato com os sujeitos que dinamizam e recriam os conhecimentos nas escolas/classes multisseriadas desse território. Para análise e interpretação dos dados produzidos, utilizou-se procedimentos da análise do discurso. A pesquisa mostrou que os professores aprovam a qualidade e a metodologia aplicada nesta Formação Continuada ofertada pelo MEC, considerando-a como positiva e satisfatória. Além disso, mostra que todos eles teriam interesse em dar continuidade a estes estudos, caso fossem ofertados e que ressaltam como aspectos mais relevantes, desta modalidade de formação, a possibilidade de compartilhamento de experiências, a aplicabilidade prática dos assuntos abordados e a produção de materiais para utilização em sala de aula. Os resultados permitem inferir que o PNAIC teve impacto direto no trabalho destes professores em sala de aula e revelam que no período de 2008 a 2018 observou-se a existência de esforços do governo federal e das secretarias de educação dos municípios lócus da pesquisa na criação de políticas públicas ações voltadas à formação de professores, especialmente àqueles atuantes nas escolas do campo. Entretanto, são políticas educacionais que em sua grande maioria, foram e/ou são permeadas pelo pragmatismo, tecnicismo e pela responsabilização dos resultados educacionais, o que talvez não venha oportunizando aos professores do campo a vivência de uma formação que possa articular formação inicial, formação continuada e profissionalização numa perspectiva de consolidação de sua autonomia docente nesses espaços-tempos.
Abstract: The text on screen is part of the Field Education and Teacher Training field and presents the results of the research entitled "Teacher Training in the Amazonian Bragantina: a study on the PNAIC and the pedagogical practice in multi-serialized classes" that intends to analyze the training provided by the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) to the teachers of the Bragantina Amazon and its impact on the pedagogical practice of teachers of multi-grade classes. In order to reach the proposed objectives, a literature review was carried out in the literature and databases of the Post-Graduate Programs in Education (PPGED) of the Federal and State Universities of Pará that deal with thematic and documentary analysis, which have permeated all the work. The methodology used brings qualitative research as an approach, so we delimit ourselves in the bibliographic, documentary, and field research, having as a locus the formative and professional experiences of 09 teachers from schools in Bragança, Tracuateua and Augusto Corrêa, municipalities that integrate the Bragantina Amazon. In the search for a closeness to reality, interviews were conducted in order to strengthen the contact with the subjects that dynamize and recreate the knowledge in the schools/multi-series classes of this territory. The research showed that the teachers approve the quality and the methodology applied in this Continuing Education offered by the MEC, considering it as positive and satisfactory. In addition, it shows that all of them would be interested in continuing these studies, if they were offered and highlighted as more relevant aspects of this training modality, the possibility of sharing experiences, the practical applicability of the subjects addressed and the production of materials for use in the classroom. The results allow to infer that the PNAIC had a direct impact on the work of these teachers in the classroom and reveal that in the period from 2008 to 2018 it has been observed the existence of efforts of the federal government and the education secretariats of the municipalities locus of the research in the creation of public policies aimed at training teachers, especially those working in rural schools. However, they are educational policies that, for the most part, have been and/or are permeated by pragmatism, technicism and accountability of educational outcomes, which may not provide the teachers of the field with a formation that can articulate initial formation, formation continuation and professionalization in a perspective of consolidating their teaching autonomy in these spacestimes
Keywords: Formação do professor
Praticas pedagógicas
Educação rural
Politica de formação de docentes
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: FORMAÇÃO DE PROFESSORES
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO DOCENTE, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

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