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dc.creatorBANDEIRA, Taynan Marques-
dc.date.accessioned2019-10-11T12:50:39Z-
dc.date.available2019-10-11T12:50:39Z-
dc.date.issued2015-02-27-
dc.identifier.citationBANDEIRA, Taynan Marques. Efeito do ensino por resposta construída simultânea e com atraso sobre a produção e leitura de sentenças. Orientador: Grauben José Alves de Assis. 2015. 62 f. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: . Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11914-
dc.description.abstractStudies have used procedure constructed response matching to sample (CRMTS) to teach spelling of words. In this procedure the answer is constructed by selecting individual components presented as comparisons stimuli conditionally to the sample stimulus. It can be performed to the presence of the sample (simultaneous constructed response matching to sample ou SCRMTS) or after its removal (delayed constructed response matching to sample or DCRMTS). This study compared the effectiveness of training by SCRMTS and DCRMTS in the production and reading of sentences, as well as the maintenance of the repertoire after 20 days. Participants were seven children with a minimum repertoire of naming letters, syllables and some words. In Pre-tests none of the participants answered textually or correctly constructed sentences and only one score textual behavior of 73% of the words of the study. Each participant underwent the teaching of words that had errors using CRMTS. With a single-subject design of alternating treatment, all participants were submitted to both teaching procedures, with two different sets of sentences. The test results show that all learned to construct sentences and maintained the repertoire with the two procedures, and emitted a textual behavior and reading with comprehension on the teaching and recombined sentences. The two procedures can be used for teaching and maintenance of syntactic repertoire, although DCRMTS was more effective training. Important variables in using these procedures are discussed and directions for future studies.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectResposta construídapt_BR
dc.subjectModelo simultâneo e com atrasopt_BR
dc.subjectProdução e leitura de sentençaspt_BR
dc.subjectComportamento humanopt_BR
dc.subjectAvaliação de comportamentopt_BR
dc.subjectTestes de equivalênciapt_BR
dc.titleEfeito do ensino por resposta construída simultânea e com atraso sobre a produção e leitura de sentençaspt_BR
dc.title.alternativeEffect of teaching by constructed simultaneous and delay response on the production and reading of sentencespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamentopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1ASSIS, Grauben José Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0722706223558223pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2043444927511901pt_BR
dc.description.resumoEstudos têm utilizado o procedimento “emparelhamento de acordo com o modelo por resposta construída” (CRMTS) no ensino de palavras. Neste procedimento a resposta é construída através da seleção dos componentes individuais apresentados como estímulos-comparações condicionalmente ao estímulo-modelo. Pode ser realizada na presença do modelo (simultaneous constructed response matching to sample - SCRMTS) ou após sua remoção (delayed constructed response matching to sample - DCRMTS). O presente estudo comparou a efetividade dos treinos por SCRMTS e DCRMTS na produção e leitura de sentenças, bem como a manutenção do repertório após 20 dias. Participaram sete crianças com um repertório mínimo de nomeação de letras, sílabas e algumas palavras. Nos Pré-testes nenhum dos participantes respondeu textualmente ou construiu corretamente as sentenças e apenas um acertou o comportamento textual de 73% das palavras do estudo. Cada participante foi submetido ao ensino das palavras em que tiveram erros utilizando o CRMTS. Com o delineamento intra-sujeito de tratamento alternado todos os participantes foram submetidos aos dois procedimentos, com dois conjuntos diferentes de sentenças. Os resultados dos testes demonstram que todos aprenderam a construir as sentenças e mantiveram o repertório diante dos dois procedimentos, assim como emitiram um comportamento textual e de leitura com compreensão das sentenças de ensino e recombinadas. Os dois procedimentos podem ser utilizados para o ensino e manutenção do repertório sintático, embora o treino DCRMTS tenha sido mais eficaz. Discutem-se variáveis importantes na utilização destes procedimentos e direções para estudos futuros.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamentopt_BR
dc.subject.linhadepesquisaANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTALpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoPSICOLOGIA EXPERIMENTALpt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

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